A Rede HumanizaSUS está de aniversário!

6 votos

Arte da Rejane Guedes do Coletivo CiberEspaSUS.

Muito a dizer destes anos acompanhando o crescimento desta rede a cada passo… emaranhado de emoções, teia de saberes, profusão de afetos.

Cada post, cada participante, cada atualização, cada desafio representam, não só, um espaço ocupado por esta rede em minha vida, mas, ao mesmo tempo, um amálgama de memória do SUS, uma fertilização de saberes e fazeres, uma multiplicação e multiplicidade na saúde coletiva.

Em tempos tão difíceis, onde a defesa da vida se faz necessária em muitos aspectos, acredito que esta rede signifique resistência, resiliência, lugar coletivo, que mostra ser possível fazer saúde de um modo onde os direitos são respeitados, a liberdade não é mera retórica, onde a cogestão é realidade e a humanização o ponto central de nossas ações.

Este espaço plural que se compõe pelas trilhas da humanização, pela ética da política pública no SUS (PNH) e pelos afetos produzidos nos encontros presenciais e virtuais da atenção e gestão da saúde coletiva.

Aqui nos reinventamos a cada mudança de cenário, sem, no entanto, mover nossas raízes fincadas nos princípios da universalidade, integralidade e equidade constitutivas do SUS e presentes na constituição cidadã de 1988 Saúde como direito de todos e dever do estado. E assim vão surgindo as funcionalidades, espaços de interação e transparência desta ágora vibrante e afetiva.

Vamos reativar nossas forças neste momento de comemoração, construindo uma roda de rostos, ideias e afetos. Coloque sua foto no perfil da RHS, publique suas experiências no SUS, provoque debates, expresse suas ideias nas postagens disponíveis, compartilhe os posts em suas redes sociais… e o que mais pudermos interagir e criar por aqui. Afinal 13 anos é para poucos nestes caminhos do SUS.

Sim, 13 anos de vida.

Já fomos verdes e laranja… numa configuração Drupal…

Nos modernizamos para este verde azulado… na linguagem wordpress…

Mas nossa essência de Creative Commons não mudou… nossos princípios democráticos de fila de votação para aprovação de conteúdo sempre estiverem por aí.

Criamos sala de eventos… comunidades temáticas…, mas sempre fomos uma união de blogs autorais onde há respeito as diferenças e ao bem público.

Nunca permitimos privatização de ideias de bens, somos plurais e coletivos.

Somos espaço de troca de experiências, publicização de eventos, encontro de pessoas, formação em saúde, aprendizados sobre os SUS e seus espaços de atenção e gestão.

Um lugar de muitos sujeitos… gestores, usuários e profissionais de saúde, professores, alunos, leigos e eruditos. Um lugar também de perfis coletivos, memória do SUS.

Lugar de muitos sotaques, trejeitos e olhares. Espaço amplo de encontro. Roda, ágora, tenda…

O que mais nos define…? Parceiros de muitos espaços da saúde, da educação, da assistência social. Um lugar que busca a defesa da vida, um olhar ampliado sobre a saúde, um espaço de acolhimento, democrático e criativo.

Queremos ser mais… novamente nos reinventar … em breve novidades serão realidade.

13 anos é só o começo de um futuro com muitas possibilidades.

Feliz aniversário Rede Humanizasus!

Feliz aniversário para cada participante deste movimento social Humanizasus!