Abelardo Santos contribui para a formação de profissionais na área da saúde

9 votos

Reconhecido como a maior unidade de saúde pública do governo do Pará e referência no atendimento gratuito a mulheres, crianças e povos indígenas, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, também se consolida como um dos principais centros de formação acadêmica e qualificação de profissionais da saúde no Estado.

Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, mais de 3,5 mil estudantes, entre graduandos, pós-graduandos, residentes, mestrandos e pesquisadores, passaram pelo hospital para realizar estágios práticos, tanto em nível técnico quanto superior. Nessa etapa, eles vivenciam as rotinas hospitalares e os processos de atendimento 100% gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre sob supervisão.

Um exemplo dessa experiência é do estudante de enfermagem Gustavo Santiago, 25 anos, que está na etapa final de sua formação. Ele acompanha a rotina dos pacientes, como é a do pequeno Wendel Leonel, de apenas oito meses. Wilma de Nazaré, mãe do bebê, elogiou o programa de ensino e os cuidados recebidos: “Acho maravilhoso quando uma pessoa estuda, se qualifica para ajudar a população. Isso me enche de alegria, pois saúde é uma necessidade”, afirmou.

A formação prática oferecida pelo Hospital Abelardo Santos tem impacto direto no desempenho dos alunos no mercado de trabalho. Muitos conquistam vagas em instituições de referência, ingressam em programas de residência multiprofissional e médica e assumem funções estratégicas em serviços públicos e privados de saúde, evidenciando a qualidade do ensino e a excelência vivenciada na unidade.

Os estudantes e residentes recebem orientação constante, capacitação nos fluxos de atendimento e uma formação de excelência, sob a supervisão do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS. Além disso, são estimulados a desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas. Como reflexo desse incentivo, nos anos de 2023 e 2024, foram realizadas cerca de 20 pesquisas no Hospital Abelardo Santos.