Abelardo Santos: em um ano, o maior hospital público do Estado realizou 1 milhão de atendimentos
Considerado a maior unidade pública do Governo do Pará, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, realizou mais de 1,067 milhão de atendimentos em 2024. O resultado reafirma a importância estratégica do HRAS para a população paraense ao oferecer serviços como exames, consultas, sessões de hemodiálise, cirurgias, entre outros procedimentos.
Referência no atendimento à mulher e à criança, a maior parte dos registros está relacionada a exames, somando 842.844 atendimentos desse tipo nos últimos 12 meses. Entre os principais estão: análise clínica (720.323), radiografia (36.956), hemodiálise (23.024), ultrassonografia eletiva (17.995), tomografia computadorizada eletiva (10.269), diagnóstico histopatológico (6.478) e outros exames (27.799).
Por meio dos serviços prestados no HRAS, Mariléa Martins, 54 anos, foi submetida a uma cirurgia inédita no ano passado: endoscópica na coluna. Antes de chegar à unidade, a autônoma enfrentava graves dificuldades de mobilidade, não conseguindo andar, além de sofrer com intensas dores nas costas e nas pernas. Após o procedimento, sua mobilidade foi completamente restabelecida. “Do sofrimento à felicidade”, resumiu Mariléa sobre sua experiência.
Ela acrescentou: “Fico muito feliz por ter sido a primeira pessoa a passar por esse procedimento e posso dizer que ‘foi um sucesso’. Precisamos de hospitais assim, que investem na capacitação dos profissionais e em tecnologia para que nós, paraenses, possamos ter uma assistência qualificada. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que fazem do Hospital Abelardo Santos um gigante na saúde”, concluiu.
Os atendimentos são acompanhados pela taxa de satisfação, que se mantém acima de 90% entre os usuários, atingindo a média de 94% nos últimos meses. O tratamento humanizado, a alta médica segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).