Abelardo Santos registra aumento no número de partos nos primeiros meses de 2025

9 votos

Nos quatro primeiros meses de 2025, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, realizou 1.660 partos, o que representa um aumento de 8,35% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.532 partos. O crescimento reafirma o protagonismo da maior unidade de saúde pública do Governo do Pará na atenção à saúde materno-infantil e sua posição como uma das maiores maternidades da Região Norte.

Ao longo de 2024, o HRAS realizou mais de 5 mil partos, sendo 2.327 normais e 2.676 cesarianas. A média mensal de partos realizados na unidade ultrapassa 415 procedimentos. “Para atender todas essas mulheres, o HRAS dispõe de uma estrutura robusta e uma equipe médica e multiprofissional capacitada”, destacou Brenda Laís, coordenadora do Centro Obstétrico.

A maternidade funciona 24 horas por dia, com cinco salas de parto, 50 leitos de internação e equipe especializada em acolhimento obstétrico e ginecológico. A unidade adota práticas humanizadas com uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banhos de água morna e aromaterapia. A presença de fisioterapeutas durante o trabalho de parto proporciona maior conforto, bem-estar e protagonismo à mulher.

A experiência de Pietra Rejane Santos, atendente residente em Ananindeua, ilustra o acolhimento humanizado oferecido pelo hospital. Durante o parto do filho Emílio, ocorrido em dezembro de 2024, a música “Here Comes The Sun”, dos Beatles, embalava a chegada do bebê. “Foi uma experiência única. Se não fosse por essa equipe, não teria sido tão especial”, afirmou.

Ela contou que se sentiu respeitada e ouvida em todas as etapas do trabalho de parto. “A dor foi grande, mas foi amenizada pelas intervenções dos profissionais, que sempre respeitaram as minhas escolhas. É incomum encontrar relatos assim. Me senti protagonista”, disse.