No última segunda-feira, o acadêmico do 10º termo de medicina, Estevão Pinheiro Salomão, foi até a Escola Estadual Angélica de Oliveira, em Álvares Machado (SP), para conversar com os alunos do 3º ano do ensino médio sobre a importância do estudo como ferramenta transformadora.
Entre os assuntos debatidos, o acadêmico abordou sua trajetória enquanto estudante da área da saúde, destacando os desafios e importância do conhecimento para manutenção do acesso e educação em Saúde.
Estevão que é jornalista e se formou no ensino médio na mesma instituição pública, incentivou os alunos a estudarem para conquistar a vaga desejada num curso superior.
Desta forma, o acadêmico compartilhou com os estudantes as perspectivas de futuro sobre estudo, saúde e educação; e, desta forma, utilizou seu próprio exemplo para incentivar os alunos a trilharem seus próprios caminhos.
De forma direta e indireta, contribuiu para diferentes preceitos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde, sobretudo por fomentar a discussão sobre as formas de acesso, as perspectivas de futuro e a importância do estudo como ferramenta de transformação biopsicossocial.
Foi um momento muito importante para incentivo e debate sobre diferentes temas envolvendo saúde, escuta qualificada e universalidade.
Cerca de 35 alunos participaram do bate-papo, além de professores e diretores da instituição de ensino.