Acadêmicos da Alegria e o Princípio da Transversalidade das Ações de Humanização
Os estudantes de Medicina da UNOESTE em parceria com outros cursos da universidade participam de atividades práticas, realizadas no Hospital Regional de Presidente Prudente, com foco no princípio da Transversalidade das Ações de Humanização. Os Acadêmicos da Alegria atuam semanalmente, às segundas e quintas feiras, se dividindo em quatro grupos alternando quinzenalmente para se fantasiar, maquiar e tentar levar momentos de descontração e diversão para os usuários do SUS internados naquele nosocômio. As atividades realizadas para promover o bem estar ao próximo variam entre cantar músicas, contar piadas, teatros e expressões corporais, sempre produzidas com muito carinho e dedicação com o objetivo de gerar sorrisos. O programa é classificado como projeto de extensão e é aberto a todos os termos dos cursos presentes na universidade promovendo para os que participam desde o início zelo, afeto e simpatia entre os estudantes e aqueles que serão acolhidos. Após as atividades coordenadas por facilitadores da UNOESTE, os acadêmicos fazem reuniões para avaliar as ações de Promoção à Saúde desenvolvidas naquele período, com foco na Política Nacional de Humanização. Os usuários do SUS, a Coordenação do HRPP e os própios alunos consideram como positivas as ações que visam à construção de ambientes saudáveis no território de saúde local.
Referências:
A Humanização no Ensino de Graduação em
Medicina: o Olhar dos Estudantes. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0401.pdf&ved=2ahUKEwjv2pPk4aPdAhWKhZAKHYVaAScQFjAAegQIBhAB&usg=AOvVaw2bpfcJD0f1Reohg0CBE0yJ
Consulta em 05 09 2018 às 8h 33min.
Por Emilia Alves de Sousa
Iniciativa inspiradora. E tão inspirador é o compromisso do curso na transversalização das diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização na formação dos acadêmicos.
A produção de saúde, pelas suas pecualidades, impõe um modo de cuidado e gestão que, valorize os princípios éticos-políticos e estéticos defendidos pela PNH, em todas as práticas/condutas profissionais, e devem ser incorporados na formação acadêmica, de forma que qualifique esses futuros profissionais para uma atuação mais acolhedora e resolutiva.
Parabéns ao coletivo do curso de medicina da UNOESTE por esse compromisso com a formação acadêmica alinhada com os princípios da PNH! Show de bola!
AbraSUS!
Emília