Acadêmicos de Fisioterapia no NASF e a percepção humana no todo

7 votos

O Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) destaca a atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF),  promovendo práticas em saúde de forma interdisciplinar, complementando e ampliando a noção sobre a riqueza do programa e da relação com os seres integrante.  Os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), estiveram inseridos nesse contexto atuando na promoção de saúde na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Paraíso dos Pássaros, na região metropolitana de Belém.

Durante o período de vivência, houveram vários momentos de atuação, sendo de planejamento de atividades físicas, educação em saúde, meditação e outros. também houve o momento de integração interdisciplinar com a Terapia Ocupacional, nas vezes em que ocorreram, construímos juntos as dinâmicas a fim de de adequar-se a todos os níveis de funcionalidade alí presentes. Nesses momentos, foi possível realizar um trabalho de auto percepção do corpo como uma unidade, além de utilizar das Práticas Integrativas e Complementares como apoio, sendo o Lian Gong o usado em questão. Junto ao Lian, realizamos comandos de consciência corporal e estimulamos a pensar qual a forma com que se relacionam com seu corpo, consigo e com o outro. A dinâmica foi bem acolhida e verificamos que, até aqueles mais introvertidos, conseguirem terminar o dia com maior interação e bem estar. Utilizamos de brincadeiras, músicas e retorno de memórias de tempos possivelmente esquecidos.

a Realização deste tipo de prática, além de ampliar o conhecimento em lidar com a atenção primária, permitiu refletir sobre o fazer saúde como uma forma de promoção, não estando apenas ligado ao processo tratamento-patologia. Também permitiu proximidade com a comunidade, o que é um déficit durante a graduação e após, muitas vezes.  atenção básica, apesar dos desafios ainda existentes, é o nível que mais nos proporciona pensar nos integrantes e no todo de forma mais humana, principalmente pelos vínculos criados. com certeza, não seremos mais os mesmos profissionais após este rodízio.

A vivência na UMS finalizou no dia 01/11/22, com conhecimentos que serão levados para a vida toda.