Acadêmicos de Fisioterapia realizam ação em Atenção básica à saúde no programa “Mexa-se”.
O Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como principal objetivo destacar a atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF), desta forma, a promoção de práticas em saúde em conjunto com equipes de profissionais de outras áreas torna o aprendizado e a formação de novos profissionais cada vez mais humanizada. Os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), estão inseridos nesse contexto atuando na promoção de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Paraíso dos Pássaros, na região metropolitana de Belém.
No período prático, foi colocado aos alunos o planejamento e atuação de atividades que viessem a promover educação em saúde, como foi realizado no programa “Mexa-se”, o “Mexa-se” é um programa que estimula a prática regular de exercícios físicos, visando uma vida mais ativa e saudável, fomentando não somente a prática de exercício físico, mas o lazer, a interação com pessoas da comunidade e o cuidado contínuo com o profissional. Houveram encontros as terças e quintas-feiras, totalizando diversas atividades em grupo, dupla e individuais, sempre priorizando o equilíbrio, atividades de dupla tarefa, circuitos e atividades temáticas como no dia das crianças, onde foram realizadas atividades que lembrassem a infância, com músicas e brincadeiras temáticas, buscando trazer de volta um pouco da criança interior de cada indivíduo.
A realização dessas atividades em saúde agregou grande conhecimento aos usuários e aos alunos, permitindo uma vivência muito próxima da comunidade, instigando a busca por novas ideias e adaptações para exercícios, mas principalmente pela ligação entre profissional e usuário, mostrando aos alunos o lado humanizado que deve ser levado para atuação além da faculdade. De maneira geral, todas as atividades puderam ser uteis aos usuários e assim puderam ser realizadas algumas das práticas da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), toda essa vivência enriqueceu o repertório dos alunos e trouxe um olhar humano para todos aqueles que fazem uso do programa. Desta forma, se encerrou a vivência na UBS no dia 01/11/22, com conhecimentos que serão levados para a vida toda.
Por Ana Eveni Aguiar
muito bom!!!