Acadêmicos de medicina distribuem plantas durante rotina de ESF, em Prudente

6 votos

Com o objetivo de contribuir com a humanização, acadêmicos distribuem plantas suculentas aos pacientes da atenção primária, em Presidente Prudente.

A ação foi realizada na última semana pelos alunos do 9º termo de medicina, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Caroline Rinaldi, Estevão Pinheiro Salomão, Maria Fernanda Munhoz, e Mariana Vitória Rodrigues.

O local escolhido foi a Estratégia de Saúde da Família (ESF) – São Pedro, em Presidente Prudente; uma das unidades pelas quais os alunos realizaram o estágio de saúde da família, comunidade e saúde coletiva.

A intervenção teve o objetivo de utilizar as plantas como sinal da importância para o cuidado e cultivo com a própria saúde e, desta forma, os pacientes foram presenteados ao fim de cada consulta.

A iniciativa vai de encontro com os princípios de humanização no SUS, especialmente no que diz respeito a valorização dos usuários como protagonistas de uma maior autonomia com os processos de saúde. Além de facilitar o diálogo sobre a importância da responsabilidade compartilhada.

A atividade teve a supervisão da médica e professora Sulamita Gandia Gregory.