Acadêmicos de medicina realizam ações de Atenção à Saúde da Mulher nos cenários de práticas em ESF
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres do mundo todo, ocupando no Brasil o primeiro lugar em mortalidade por câncer entre o sexo feminino. A fim de melhorar a perspectiva de saúde nesse cenário, é realizado anualmente no mês de outubro o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, sendo conhecido como Outubro Rosa. Essa campanha tem como principal objetivo a detecção inicial do câncer de mama e o rastreamento dessa doença na intenção de começar um tratamento precoce para aumentar as chances de cura das usuárias do SUS. Essas ações também visam a compartilhar e divulgar informações, além de promover a conscientização sobre esse tipo de câncer, colaborando para o acesso à informação das mulheres que residem no território da Estratégia Saúde da Família (ESF) e, consequentemente, para a redução de sua incidência.
No dia 16 de outubro, estudantes do quarto termo do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), atuaram na ESF Morada do Sol Dr. Kasumaro Mucha, acompanhados pelos Facilitadores, juntamente com a equipe interprofissional da Unidade de Saúde, na campanha do “Outubro Rosa”.
Nesse dia, voltado especialmente para a Saúde da Mulher, os estudantes realizaram uma ação de Educação em Saúde, orientando as mulheres da comunidade sobre a importância da coleta do Papanicolau e do exame das mamas em busca de nódulos suspeitos. Os acadêmicos explicaram como deve ser feito o autoexame das mamas, além disso, entenderam o exame físico das mamas. Esse exame, realizado pelo profissional médico da ESF, se realiza em quatro momentos: inspeção estática e dinâmica; palpação dos linfonodos axilares, supra e infraclaviculares; palpação mamária; e expressão papilar. Durante as consultas supervisionadas das usuárias do SUS, acadêmicos construíram histórias clínicas e, sob supervisão docente, investigaram se o exame de mamografia deveria ser requisitado para as mulheres, de acordo com a idade da usuária do SUS, histórico de exames, ou também, de algum achado suspeito durante o exame físico das mamas.
Os acadêmicos de Medicina acompanharam a coleta do exame preventivo de colo de útero, conhecido como exame de Papanicolau, realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame pode identificar precocemente lesões uterinas, pré-cancerígenas, sendo de grande importância para agir no tratamento da fase inicial do câncer cervical, uma vez em que é considerado o quarto tipo de câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil.
Essas ações de saúde que foram realizadas na ESF têm uma grande relevância na Saúde da Mulher, pois auxiliam na orientação sobre a saúde integral do sexo feminino e também são capazes de realizar a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, reduzindo os índices de mortalidade provocados por essas doenças nessa população.
Após a ação de Promoção à Saúde, a Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez para estimular a reflexão na ação. Os participantes consideraram como positiva a ação de Criação de Ambientes Saudáveis, desenvolvida a partir da Metodologia Ativa da Problematização, nos cenários da prática, em uma ESF do interior de São Paulo.
REFERÊNCIAS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BRASIL). Instituto Nacional de Câncer (INCA). Outubro Rosa – 2021: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?. 24 set. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce. Acesso em: 17 out. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BRASIL). Instituto Nacional de Câncer (INCA). Tipos de câncer: Câncer do colo do útero. 24 ago. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero. Acesso em: 17 out. 2021.
CELENO, PORTO,. C. Semiologia Médica, 8ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan: Grupo GEN, 2019. 9788527734998. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527734998/. Acesso em: 17 out. 2021.
Por Alessandra da Costa
Parabéns pelo texto 👏👏👏👏👏👏👏👏👏