Acadêmicos, futuros Médicos reforçam a importância da Alimentação Saudável no PSE no interior de SP

8 votos

O Programa Saúde na Escola (PSE) ocorre, no Município de Presidente Prudente, SP, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação, com apoio do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
A instituição de ensino superior estimula os acadêmicos médicos para que reforcem as orientações relacionadas aos bons hábitos na área da saúde.
Os estudantes, futuros médicos são inseridos em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas em bairros vulneráveis, em Presidente Prudente, como membros das Equipes Interprofissionais.
As Facilitadoras do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, como a Problematização, para estimular a criação de Planos de Ação com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.
Um dos Planos de Ação, criado pelos futuros médicos, foi aplicado sob supervisão docente, em uma Escola localizada na área de abrangência da ESF Cambuci, em Presidente Prudente e esteve relacionado ao combate à obesidade infantil.
A Docente utilizou o “Arco de Maguerez, para estimular “Reflexão-na-Ação”.
Estudantes consideraram, nas discussões com a Facilitadora, que o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em âmbito federal, é a atenção integral às crianças e aos estudantes da rede pública com realização de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A Docente ressaltou que a proposta do PSE fortalece a articulação entre os profissionais de saúde e da educação. A ideia é ampliar o acesso aos serviços de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida da população.
Os acadêmicos consideraram que o objetivo do Plano de Ação é contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil em nosso município, estendendo-se também para alcançar a saúde mental dessas crianças que muitas vezes são vítimas de bullying, por colegas, amigos e até familiares, quando estão acima do peso e sequer sabem como evitar o sobrepeso/obesidade e também uma melhora da qualidade de vida.
A Docente complementou que, por meio do Princípio da Intersetorialidade do SUS, os profissionais de saúde e de educação devem se unir para ressaltar a importância do tripé: alimentação saudável, atividade física e menos tempo em frente às telas do celular, TV e do videogame.
Os participantes consideraram como positiva a “Ação de Criação de Ambientes Saudáveis” desenvolvida no território da ESF, no interior paulista.

Referência:
Programa Saúde nas Escolas.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas&ved=2ahUKEwjM7NSlrcj-AhXJCbkGHaOVCxwQFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw1-4onsmwMxkenEFmoZEGKv
Acesso em 02 05 2023, às 15h 12min.