Acadêmicos médicos ensinam higienização das mãos em Escola do interior de SP.

11 votos

Muitas patologias podem ser transmitidas pelo contato entre humanos. Dessa maneira, lavar as mãos é uma atitude simples, e essencial para a prevenção da disseminação de várias doenças.

O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere o estudante da Graduação Médica em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior Paulista.

Os Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimular a criação de Planos de Ação com foco na Criação de Ambientes Saudáveis, nos territórios adscritos às ESFs.

Um dos Planos de Ação, criado pelos acadêmicos, esteve ligado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e à “Intersetorialidade no SUS”, colocada em prática por meio do “Programa Saúde na Escola”.

Os acadêmicos fizeram a proposta para a Equipe Interprofissional da ESF, que aprovou a Ação de Educação em Saúde.

Como Facilitadora do processo foi utilizado o “Arco de Maguerez” para estimular “Reflexão na Ação”. Os acadêmicos registraram nos seus “Portifólios Reflexivos” que a escola se constitui em um espaço no qual podem ocorrer infecções em larga escala.

Desta maneira, os graduandos julgaram como fundamental ação de educação em saúde, a conscientização das crianças sobre a existência de alguns micro-organismos, os meios de transmissão de doenças causadas por eles, além das formas de combater a sua propagação no ambiente escolar.

Chamei a atenção sobre o objetivo da ação educativa na escola de educação infantil que é o seguinte: elaborar e desenvolver algumas atividades de higienização das mãos, nas quais exista a interação com algumas turmas de uma escola municipal, localizada no interior do Estado de SP.

Estudantes registraram nos Portifólios que a ação de educação em saúde aconteceu de maneira lúdica, por meio de brincadeiras com tintas coloridas, seguida de uma demonstração de como lavar as mãos adequadamente.

Os acadêmicos consideraram que, por meio dessa iniciativa, os escolares poderiam reduzir a transmissão de doenças, além de conscientizar seus parentes, vizinhos e amigos, comportando-se como multiplicadores de informações confiáveis em relação à saúde da comunidade.

A ação foi considerada como “Promoção à Saúde” no que possibilitou aos discentes da Graduação de Medicina, uma experiência de colocar em prática a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, na Atenção Básica.

Os participantes consideraram como positiva a sua participação na ação de “Empowerment Comunitário” realizada em uma escola do interior de SP, ligada ao território de uma Estratégia Saúde da Família.

 

Referência:

Higienização das mãos: uma ação preventiva na escola.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/43618/pdf&ved=2ahUKEwjnp8WDk-z2AhV-GbkGHbcZD90QFnoECBQQAQ&usg=AOvVaw2NjqdoHDo-dvHM6UsjtdkO

Acesso em 03 04 2022, às 17h 57min.