Acadêmicos Médicos realizam práticas Educativas

7 votos

As práticas educativas, na promoção de saúde buscam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, nos futuros Médicos e nos escolares para estímulo ao autocuidado, na saúde e para a prevenção das condutas de risco nas oportunidades educativas.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, no Curso de Graduação em Medicina, da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere os futuros médicos como membros das equipes interprofissionais, em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.
Os professores do PAPP estimulam a produção de Planos de Ação, nas comunidades ligadas às ESFs, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação criado pelos estudantes da Graduação Médica esteve relacionado ao Programa Saúde na Escola e foi desenvolvido em uma Unidade Escolar localizada na área de abrangência da ESF do Jardim Alvorada, no município de Presidente Prudente.
Após a Ação de Educação em Saúde, para os escolares, com foco nas noções de Higiene pessoal e no auto-cuidado, a docente utilizou o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão-na-Ação”.
Acadêmicos consideraram, nas discussões com a docente, que a educação em saúde é muito importante para viabilizar a promoção da saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
A docente complementou, dizendo que o estudante precisa reconhecer que a saúde tem um caráter multidimensional. O futuro médico precisa entender o pequeno usuário do SUS, como um “sujeito da educação” em busca de autonomia. Essas são condições necessárias à prática, neste âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Os acadêmicos consideraram que o Programa Saúde na Escola (PSE) corresponde a uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. Ele tem a finalidade de contribuir para que ocorra o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos Profissionais de Educação.
A Professora complementou, nas discussões, que os gestores e também os profissionais da área da Saúde e da Educação têm papel importante na busca de bons resultados trazidos pelo PSE.
Os Acadêmicos Médicos consideraram a importância de trazerem informações aos pequenos usuários do SUS, com qualidade e assertividade, de maneira tal, que eles possam desenvolver um senso crítico sobre o seu papel no autocuidado da saúde. Esses escolares devem ser estimulados a analisar os seus hábitos e também o ambiente no qual estão inseridos.
A docente complementou considerando que a educação em saúde tem um papel importante, contribuindo para a afirmação e para o fortalecimento dos princípios do SUS. Acadêmicos Médicos consideraram a importância do seu contato direto com a população de escolares, proporcionando um mecanismo de interlocução entre gestão de saúde, profissionais de saúde e pequenos usuários do SUS.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida na área adscrita à ESF.

Referência:
Programa Saúde na Escola
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-saude-na-escola%23:~:text%3DO%2520Programa%2520Sa%25C3%25BAde%2520na%2520Escola,da%2520Aten%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520Prim%25C3%25A1ria%2520e%2520dos&ved=2ahUKEwjQmPOstfD9AhVkpZUCHcZ9CSYQFnoECAwQBQ&usg=AOvVaw00Y8b_pG93Oz2aUSs8lT0Q
Acesso em 21 03 2023, às 18h.