Ação envolvendo:Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PCNT)

15 votos

Acadêmicos Médicos em  Plano de Ação envolvendo o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PCNT) no interior de SP

O PNCT busca articular a Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e demais ações educativas, com foco na promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco.
Os acadêmicos da Graduação em Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no campus de Presidente Prudente, são estimulados, desde o primeiro termo do Curso, a colocarem em prática a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), criando ambientes saudáveis nos territórios ligados às nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.
Existe uma Parceria Academia e Serviço firmada entre a UNOESTE e as Secretarias de Saúde dos dois municípios, com foco na criação de ambientes saudáveis, a partir da análise da Epidemiologia que emerge dos territórios de saúde naquelas localidades.
Um dos Planos de Ação elaborados pelos discentes esteve ligado ao PCNT.
Utilizamos o Arco de Maguerez, após a execução do Plano para estimular “reflexão-na-ação”.
Acadêmicos consideraram que uso do tabaco foi identificado como “fator de risco” para várias doenças, a partir da década de 1950. Em nosso país, na década de 1970, se iniciaram movimentos de controle do tabagismo, por alguns profissionais de saúde e também pelas sociedades médicas.
Estudantes consideraram que, em nível federal, começou a institucionalizar-se em 1985, a partir da constituição do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo no Brasil e, em 1986, com a criação do Programa Nacional de Combate ao Fumo, algumas ações muito importantes para o combate a esse agente tão nocivo à saúde das pessoas. O Programa tem como objetivo diminuir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio, a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
Estudantes apontaram que o PNCT articula a Rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres do tabaco.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida da ESF, estamos iniciando a 5° sessão de grupo Anti-tabaco, o qual tem um acompanhamento por 12 meses. E em todos tivemos vitória com o cessar!

Referência:
Programa Nacional de Controle do Tabagismo
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo&ved=2ahUKEwjy7eqvxcz6AhUBrJUCHVKqAoEQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw0Cr7dCulhuPiK9OYbPgZNJ