Adesão ao Tratamento do Câncer Infantil: Estratégias para profissionais da Pediatria Oncológica
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Novembro de 2024
Período do curso: 8º período
Disciplina: N2P1 – Psicologia e Saúde: Pressupostos para a prática profissional
Professoras: Dras. Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Maria Cecília Roth e Vera Lúcia Mendes
Alunos: Alexandre Pinheiro Ribeiro Pinto, Amanda Lameirao Salles Cornatione, Laura Neri de Carvalho, Manuela Mariana Silveira Ticianel, Mariana Previde Ribeiro e Vitória Lana de Oliveira
O seguinte projeto foi elaborado para a disciplina de “N2P1 – Psicologia e Saúde: Pressupostos para a prática Profissional” do 8º período do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ministrada pelas Profas. Dras. Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Maria Cecília Roth e Vera Lúcia Mendes, e desenvolvido pelos discentes Alexandre Pinheiro Ribeiro Pinto, Amanda Lameirão Salles Cornatione, Laura Neri de Carvalho, Manuela Mariana Silveira Ticianel, Mariana Previde Ribeiro e Vitória Lana de Oliveira.
ADESÃO AO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTIL: ESTRATÉGIAS PARA PROFISSIONAIS DA PEDIATRIA ONCOLÓGICA
Objetivo: Viabilizar uma proposta de orientação e direcionamento para conscientizar crianças de 3 a 6 anos sobre seu diagnóstico de câncer e os tratamentos subsequentes. Nesse sentido, procura-se facilitar a adesão infantil ao tratamento oncológico visando possibilitar uma maior compreensão da criança acerca dos tratamentos, medicamentos e de seu contexto de forma lúdica.
Público-Alvo: Profissionais de saúde que atuam na área de pediatria oncológica
Temas geradores: Saúde; pediatria oncológica; adesão ao tratamento; psicologia hospitalar.
Justificativa e Relevância:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (2022), 12 mil novos casos de câncer infantil são identificados todos os anos no Brasil, sendo a primeira causa de morte por doenças entre crianças de 1 a 19 anos. Em razão do seu impacto nas taxas de mortalidade, o câncer infantil é considerado um problema de saúde pública (LIMA; HORA et. al, 2018). Outro ponto importante a se destacar é que “o abandono de tratamento é apontado como uma das principais causas de insucesso da terapêutica” (LIMA; HORA et. al, 2018, p. 409). Assim, estratégias que facilitem a adesão infantil ao tratamento oncológico são fundamentais para a melhora dos resultados do tratamento.
Por se tratar de um tema relevante, desenvolvemos esse trabalho a fim de garantir uma maior compreensão e adesão das crianças no processo do tratamento do câncer infantil. Nosso intuito é mostrar, de forma lúdica, mas sem perder qualidade nas informações, que existe tratamento para a doença e que a criança não estará desamparada no processo. Nesse sentido, através de uma história que explica de forma lúdica o tratamento e a condição atual da criança e de dedoches simbolizando os principais personagens da história e elementos importantes do tratamento como medicamentos e injeções procura-se ampliar a compreensão da criança acerca de seu tratamento e facilitar a sua adesão.
Como a atividade funciona:
Desenvolvemos um livro com a história do “Leo, o Leão sem juba” que deve ser lida para a criança e pode ser apresentada com ou sem os “dedoches” (que são os personagens da história) e outros materiais gráficos disponibilizados. Esses “dedoches” podem ser impressos e arranjados de forma a se encaixar nos dedos da pessoa que estiver lendo a história para maior ludicidade. A história conta a aventura de Leo, que soube que teria que passar pelo tratamento do câncer e seus desafios no processo.
Referências:
LIMA, Fernanda Ferreira da Silva; HORA, Senir Santos da et al. Estratégias de Inttervenção para a Adesão ao Tratamento do Câncer Infantojuvenil: Relato de Caso. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 64 (3), p. 409 – 413, 2018. Disponível em: < https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/download/49/23/86 >
Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/infantojuvenil >
LINKS PARA ACESSAR O MATERIAL
https://drive.google.com/file/d/1QNQv0asBi_AViisKZjgcYYD-GmhL6ttx/view?usp=drivesdkr1Rbj8U
https://drive.google.com/drive/folders/1QDtEjWx-P_3fStjRMLEN5Jw_k