AGA ou avaliação geriátrica ampla consiste em uma ferramenta composta por escalas que dimensionam globalmente o paciente idoso permitindo identificar quais são os idosos com maior fragilidade, além de questão escala avalia multidimensionalmente o indivíduo e utilizando o método centrado na pessoa. Varias escalas e exames utilizados aqui não são específicos, portanto podem ser usados para varias idades. O AGA avalia tanto a autonomia como independência.
A funcionalidade global é a capacidade do indivíduo de cuidar de si mesmo. Ela é medida pela Escala de Katz (atividades básicas da vida diária) e pela Escala de Lawton e Brody (atividades instrumentais da vida diária).
A autonomia é a capacidade do indivíduo tomar suas próprias decisões baseado naquilo que acredita, para isso é analisado o humor e a cognição.
O humor é avaliado através da Escala de depressão geriátrica, esta escala é muito importante pois o número de depressão em idosos aumenta significativamente a cada ano.
Já a cognição/comportamento é avaliado através do Mini Exame do Estado Mental, Fluência Verbal, Teste do relógio, Palavras do CERAD e Teste de Reconhecimento de Figuras.
A independência consiste na capacidade de realizar as atividades do dia a dia de sua própria maneira, ela é dividida em mobilidade e comunicação.
A mobilidade é avaliada através da Velocidade da Marcha, Força de Preensão Palmar, Circunferência da Panturrilha, Teste de Romberg, Equilíbrio Unipodálico, Teste de Caminhada e Presença de Incontinência.
Já a comunicação se avalia através do Snellen simplificado, Teste do sussurro, Fala e Deglutição.
Lembrando que estes testes levam em média 90 minutos no total e devem ser realizados para uma melhor compreensão da situação atual de seu paciente.
*Agradecimento especial ao Doutor Marcel Farias dos Santos pela ajuda e incentivo com o post.
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Parabens pela dedicacao!