O Centro de Estudos do Icict realiza na sexta-feira, 18/02, das 14h às 15h30, o seminário “Algoritmos e mídias sociais”, abordando a informação em saúde veiculada nas mídias sociais, suas potencialidades e desafios; e o mundo obscuro da “deep fake”, que joga a favor da desinfomação e contra o letramento digital.
Quem conversa conosco são os pesquisadores Arthur Bezerra, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que será o palestrante e Fabro Steibel, do ITC Rio, será o debatedor.
A palestra de Bezerra tem como título “Informação em saúde nas redes sociais: potencialidades e desafios” e abordará como “as redes sociais são plataformas potencialmente úteis para a divulgação científica; porém, é preciso enfrentar o fenômeno da desinformação na saúde pública, expondo suas dimensões políticas e econômicas e seus efeitos deletérios para a sociedade”.
“Deep fake, e o dia que acreditamos que marcianos invadiram a Terra : desinformação, fake news e letramento digital” é o título da fala de Steibel, que enfocará como “a pandemia acelerou o processo de letramento digital, de forma que hoje menos pessoas acreditam em desinformação, ao mesmo que tempo em que mais desinformação circula. No contexto desse cenário paradoxal, o deep fake traz oportunidades para desinformação e para o letramento digital. Observar o fenômeno pelo aspecto técnico, e pelo impacto potencial na sociedade, é objeto da palestra”.
Para acessar o evento no Canal da VideoSaúde no Youtube, clique aqui
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=gPEszBDnUSc