Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização – PNH
Turma 1.2019-Alagoas
Tutores: Luzia Maria da Guia Malta Prata e Vera Lucia Cristiana Gomes Calado
05 de agosto de 2019
Rio Largo/AL
Boa noite!
Esse relato faz parte da atividade proposta no Curso de Apoiadores da PNH – turma 1.2019.
Falando um pouco da ambiência como diretriz da Politica Nacional de Humanização que é norteada por três eixos principais: 1. O espaço que visa a confortabilidade; 2. O espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho e 3. A ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos, vejo que no meu Município Rio Largo/AL, estamos no caminho certo, sempre tentando criar um espaço coletivo para discussão e decisão sobre as intervenções, promover discussão sobre o modelo assistencial e os processos de trabalho, atendendo a forma de projetar espaços com melhores relações de convivência.
Recentemente reinauguramos 02 Unidades Básicas de Saúde e tudo foi pensado conforme expresso no Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS, um ambiente físico, social, profissional e de relações interpessoais, voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana. Sem falar que, o que estamos buscando diariamente é a sintonia na tríade (Gestor x Profissional x Usuário), pois é algo primordial para a aplicabilidade da Politica Nacional de Humanização.
Apresento um pouco uma das Unidades que preparamos para melhorar no acolhimento, sala para reuniões e roda de conversas, dentre outros. Ou seja, todo ambiente com espaços saudáveis e acolhedores.
Falando um pouco do fluxograma com subsidio no vídeo proposto por nossa tutora do Túlio Franco (Fluxograma Analisador do processo de Trabalho), visualizo a importância, pois fica mais fácil de entender o serviço como um todo, facilitando assim, principalmente para o usuário os caminhos que ele deve seguir para alcançar o que deseja. Visto que, a cada dia, a cada temática dos módulos abordados no curso da PNH, temos muito que melhorar, porém vejo que estamos no caminho certo, pois o nosso lema é o SUS que dá CERTO!