Segundo a Cartilha de PNH – Ambiência (2006), A ambiência na Saúde refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Ao adotar este conceito de Ambiência visualiza-se além da composição técnica, simples e formal dos ambientes, mas também do papel de cada profissional nesse processo de execução da ambiência.
É relevante enfatizar que: A ambiência está diretamente ligada ao processo de trabalho e à resolutividade nas ações de saúde, como fora citado pelos colegas cursistas no fórum. Ademais, o Fluxograma Descritor apresentado no vídeo do Professor Túlio Franco é uma ferramenta que norteia os profissionais e principalmente o usuario quanto ao fluxo a ser seguido de acordo com suas necessidades. O Fluxo é uma representação gráfica do processo de trabalho que viabiliza um atendimento em tempo hábil para iniciar o tratamento.
Sobre linha de cuidado executada, na minha vivência em Arapiraca, as Unidades de UNACON apresentam diferentes processos de ambiência, sendo necessário uma modificação do processo de trabalho para que ambas forneçam uma boa ambiência, clínica ampliada, equipe multidisciplinar efetiva e forma integral.