Aplicação da PNAISH em uma comunidade terapêutica do interior SP.

12 votos

O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Faculdade Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), insere os futuros médicos como membros das equipes interprofissionais, em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.

Um dos Planos de Ação, criado pelos acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, esteve relacionado à organização de orientações à saúde do homem em uma comunidade terapêutica do interior de SP. Nesse local homens adictos em tratamento de reabilitação, para vencer o uso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, vale ressaltar a heterogeneidade do grupo, no que tange à faixa etária, nível econômico e cultural, o que mostra que a utilização de drogas não é restrita a um padrão isolado. Assim sendo, nota-se que o ambiente dessa comunidade favorece o acompanhamento psicológico, médico, terapêutico e farmacológico, com vistas a corroborar a independência desses indivíduos, haja vista que o objetivo, também, é a reintegração social adequada de cada um desses homens, acerca do trabalho e convívio familiar. Isso reforça que os objetivos das comunidades terapêuticas não são só os resultados do tratamento, mas também as consequências de uma reabilitação social (Pozas, 1996).

A ação realizada valida a lei 8080, a qual dispõe sobre condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e é preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da atenção primária, garantindo o acesso integral, universal, gratuito e equânime para a população e “PNAISH” (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem) estão direcionados para a promoção da saúde integral de homens, especialmente no território ligado às Estratégias Saúde da Família (ESF). Esses objetivos enfatizam a necessidade da integralidade nas ações, tanto para os trabalhadores da Saúde, como para grupos distintos de homens e mulheres que residem na área de abrangência das Unidades de Saúde.

Na oportunidade, a abordagem do tema proposto vai ao encontro do que prevê a Política Nacional de atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), isto é, a busca da promoção da saúde do homem, com vistas a reduzir morbidade e mortalidade desse grupo, abrangendo eixos relativos ao acolhimento e acesso à saúde, saúde sexual e doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, principalmente). Acerca disso, foram apresentados aspectos gerais sobre a saúde do homem, a saber sobre câncer de próstata, câncer de testículo, infecções sexualmente transmissíveis, hábitos de higiene, hábitos de sono, alimentação, atividade física e cuidado espiritual, bem como a importância da realização do exame do toque retal, reforçando o diagnósticoprecoce de quaisquer alterações na próstata. Além disso, foi reservado um momento para que cada indivíduo falasse sobre suas particularidades, expondo dúvidas, sofrimentos e experiencias, de modo aberto e privado, de acordo com suas necessidades. Houve, a partir dessa oportunidade de encontro, uma abordagem que priorizou o aspecto biopsicossocial, de modo que a busca pelo bem-estar físico, psíquico e espiritual fosse alcançado.

Consideramos como positiva a ação desenvolvida de Promoção à Saúde, relacionada à PNAISH, pois a mesma é uma busca ativa de homens orientando-os sobre a importância e a necessidade dos cuidados em saúde.Para nós como futuros profissionais de saúde em equipe essa experiência tende a garantir melhorias na qualidade da assistência ao usuário do SUS. Somar conhecimentos e esforços de diferentes áreas de atuação garante um cuidado integral, com maior qualidade.

 

Referências:

Pozas, J.E.M. (1996). Comunidades terapêuticas en España: evoluciónhistórica, situación actual y perspectivas [on-line]. Disponível em: http://www.ieanet.com/boletin/opinion.html

 

Brasil. Lei 8080 de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990; set 20.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Homem. [Brasília]: Coordenação de Atenção à saúde do homem. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem