APRENDIZADOS OBTIDOS NO CAPS QUE CONTRIBUÍRAM NA MINHA FORMAÇÃO MÉDICA

Olá! Sou Giovana Gonçalves de Souza, estudante do 9° período do curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas e interna do estágio de Saúde Mental, tendo passado recentemente pelo CAPS Dr. Rostan Silvestre.
A rotina do CAPS é bastante diferente das que tive nos outros estágios até então, sendo marcada por uma variedade de atividades que vão muito além do tratamento clínico medicamentoso, promovendo bem-estar, autonomia e reinserção social dos usuários. A diversidade de práticas terapêuticas me chamou bastante atenção: meditação, rodas de conversa, grupo de canto, caminhadas, cultivo de horta, oficinas de artesanato, entre outras — todas voltadas ao estímulo do corpo, da mente e das relações sociais. Mais do que apenas observar, tive a chance de participar ativamente dessas atividades, que, para mim, também se tornaram terapêuticas.
Também tive a oportunidade de conhecer profissionais excelentes em diversas áreas, cujo empenho contribui para a experiência tão acolhedora e transformadora para os que frequentam o serviço. Acompanhar de perto o impacto positivo dessas práticas na vida dos usuários me fez perceber com mais clareza a importância da abordagem psicossocial no cuidado em saúde mental e o porquê devemos valorizar cada vez mais esses espaços. Foi, sem dúvida, uma experiência marcante, pela qual sou profundamente grata — uma etapa da minha formação vivida em um espaço verdadeiramente enriquecedor.
Por Sérgio Aragaki
Giovana,
Muito bom saber a respeito dos aprendizados que vc teve no estágio.
Espero que tenha percebido a diferença imensa no cuidado e na vida de todas as pessoas, tanto as que trabalham quanto as que são usuárias, entre o manicômio e o CAPS.
A Luta Antimanicomial insiste, persiste e continua na defesa da Vida.
AbraSUS!