Apresentação da REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) ao Fórum Viva SUS
Quinta-feira apresentei os dispositivos da REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) para o Fórum Viva SUS, na Faculdade de Saúde Pública.
Procurei enfatizar que não existe neutralidade em Redes Sociais ou Plataformas Digitais, e que os dispositivos oferecidos por uma plataforma servem sempre a algum interesse, seja do mercado, seja do bem-comum.
A REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP) desde o seu início, há 13 anos, teve a intenção de valorizar o trabalho feito pelos profissionais de saúde para o desenvolvimento do SUS.
O desafio é dominar os dispositivos de comunicação, como no Facebook, Twitter, Instagram, Tik-Tok, que infelizmente direcionam seus algoritmos para o consumo e mercado da comunicação.
Lembramos do Orkut e de suas Comunidade Virtuais, dos perfis, dos tópicos das comunidades virtuais e dos scraps, e de como aquele início tinha uma certa ingenuidade, ainda sem o desenvolvimento dos algoritmos e inteligência artificial das redes sociais de hoje, direcionadas à extrair valor da informação que produzimos. Valor produzido para o mercado.
Orkut do SUS foi a ideia que surgiu da discussão!
Acho que é isso, ao tentar recriar as “comunidades virtuais” na plataforma, o que seriam hoje as 27 regiões de saúde do município de São Paulo, e as páginas da plataforma, seriam os perfis de cada unidade do SUS com seus amigos, que seriam os trabalhadores, usuários e gestores.
Voltar às origens do SUS, da Oitava Conferência Nacional de Saúde, com esta plataforma digital de cooperação:
Universalidade, Integralidade, Participação Popular e Controle Social com os dispositivos digitais de REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (SP)!!!!!