Artigos & Publicações: Ampliação de acesso e adesão à PrEP x comunicação para jovens e adolescentes
Publicado no Boletim ABIA nº 68 (setembro de 2025), o artigo “PrEP, juventude e futuro: o que ainda nos falta combinar?”, assinado por Mayllon Oliveira, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, e Kátia Lerner, professora do Programa, analisa caminhos para ampliar acesso e adesão entre adolescentes e jovens, destacando comunicação e saúde e pedagogias ativas como eixos de divulgação científica e popularização do conhecimento.
O estudo propõe estratégias proativas para alcançar jovens em maior vulnerabilidade, sublinhando que a oferta da Profilaxia Pré-Exposição – PrEP no SUS é essencial, mas insuficiente sem ações educativas e de mobilização capazes de enfrentar desigualdades e barreiras de acesso. Ao apontar a comunicação e saúde como eixo crítico, o texto enfatiza a conversão de informação em uso efetivo, especialmente entre públicos historicamente excluídos.
Contexto
Dados apresentados pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) mostram que em 2023 ocorreram cerca de 1,3 milhão de infecções por HIV, “número muito superior ao objetivo global de 2030 de 200 mil novas infecções anuais”.
No mundo, são 39,9 milhões de pessoas, em 2023, já estavam infectadas com o vírus da Aids. Enquanto isso, no Brasil, informações extraídas do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2024, apontam que foram notificados 46.495 casos de infecção pelo HIV no Brasil, representando “um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior”.
Acompanhando a tendência das ocorrências de 2007 a 2023, as faixas etárias mais afetadas incluem jovens de 15 a 24 anos, que representam 23,2% dos casos, e adultos de 25 a 34 anos, responsáveis por 34,9% dos registros.
O UNAIDS destaca que a prevenção do HIV por meio de “injetáveis de ação prolongada demonstrou eficácia de 95% a 100%”, mas em nota informativa questiona se “o mundo consegue traduzir esse avanço em um impacto real na saúde pública? Como podemos ampliar o acesso às opções de prevenção?”.
No artigo publicado no Boletim Abia, os autores destacam a necessidade de divulgação da PrEP entre pessoas jovens, para que “elas saibam do que se trata, como funciona, quais são seus possíveis efeitos adversos, suas formas de uso e também suas limitações” e observam que o público jovem vem construindo, “por meio de suas redes sociais, circuitos alternativos de informação e cuidado, dando maior visibilidade à PReP, entre seus grupos”. Mayllon Oliveira e Kátia Lerner defendem que as políticas públicas devem “articular comunicação, cuidado e escuta”. Para isso, eles propõem, dentre outros pontos, “o engajamento de nano e microinfluenciadores locais, muitas vezes usuários/as/es da própria PrEP, que, embora tenham um público menor, constroem vínculos mais horizontais, íntimos e de alta credibilidade com suas audiências.”
Leia na íntegra o artigo “PrEP, juventude e futuro: o que ainda falta combinar?”
Links importantes:
Estudo aponta que PrEP injetável pode gerar mais adesão entre jovens que a oral
https://portal.fiocruz.br/noticia/2025/04/estudo-aponta-que-prep-injetavel-pode-gerar-mais-adesao-entre-jovens-que-oral
Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para Profilaxia PréExposição (PrEP) oral à infecção pelo HIV (Ministério da Saúde)
https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/pcdts/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-profilaxia-pre-exposicao-prep-oral-a-infeccao-pelo-hiv.pdf
Relatório Global sobre AIDS 2025: Os países devem agir urgentemente para transformar suas respostas ao HIV
https://unaids.org.br/2025/07/relatorio-global-sobre-aids-2025-os-paises-devem-agir-urgentemente-para-transformar-suas-respostas-ao-hiv/
Um avanço inovador na resposta ao HIV em um momento de crise
https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2025/07/2025_07_15-Uma-Inovacao-no-Combate-ao-HIV-em-um-Momento-de-Crise-V3.pdf
Boletim Epidemiológico HIV Aids 2024 – Ministério da Saúde
https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/boletins-epidemiologicos/2024/boletim_hiv_aids_2024e.pdf
Crédito da imagem:
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília | Ministério da Saúde | Creative Commons (CC)