ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

10 votos

Os alunos do 8º termo do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) são inseridos em atividades práticas relacionadas em diferentes áreas de abrangência como Atenção Integral à saúde da Mulher, Atenção Integral à saúde da Criança e do Adolescente e Atenção Integral à saúde do Adulto e do Idoso. Os acadêmicos são divididos em diferentes grupos que fazem rodízio entre si no período de um semestre com a finalidade de passarem nestas três áreas.

Do dia 18 de março de 19 ao dia 22 de março de 2019, um grupo de acadêmicos foi vivenciar uma experiência prática na atenção primária da Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Adolescente na Estratégia Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora da Paz, que fica localizada na cidade de Álvares Machado – SP, com um objetivo geral de integrar a teoria á prática clínica cotidiana, através do uso de tecnologias leves e leve duras, capacitando-se para um atendimento humanizado, ético e integral dos pacientes.

As práticas abrangeram consultas, exames físicos, verificação de sinais vitais, orientações referentes às doenças crônicas mais prevalentes nessa faixa etária como: hipertensão, Diabetes Mellitus e dislipidemias e visitas domiciliares através do programa municipal SAUDI (Serviço de Atendimento Universal Domiciliar do Idoso) tudo supervisionado e avaliado pela médica responsável da ESF Nossa Senhora da Paz (Dra. Amélia Alves do Nascimento Coutinho).

A grande importância dessa experiência para os acadêmicos está em inseri-los na realidade da atenção primária, muito procurada e usada pelos usuários do SUS, desenvolvendo cada vez mais um olhar mais ético e humanizado para esses pacientes que tanto necessitam de atenção e cuidados tanto preventivos como terapêuticos, dando orientações da maneira mais clara e didática possível para fácil compreensão desses usuários, além de despertar nos estudantes um interesse de criar um vínculo médico/paciente com o intuito de melhorar os atendimentos clínicos.

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de Atenção Básica: ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA.

Disponível em:

acessado em 22/03/2019