ATENÇÃO VOLTADA A SAUDE DA MULHER -ESF VILA MARCONDES – PRESIDENTE PRUDENTE

15 votos

Independente das datas comemorativas mais “comerciais, de cunho profiláticos e de mobilização” vinculadas ao gênero feminino (dias das mulheres, outubro rosa etc.)  O profissional de saúde deve prestar diariamente sua contribuição com uma assistência humana considerando os diferentes perfis de mulheres e suas necessidades. Seja você um enfermeiro, médico, educador físico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta ou qualquer outro profissional da área, a mudança da realidade que infelizmente perdura começa na qualidade de cada atendimento que, por fim, terá resultados nos serviços de saúde disponíveis.

As ações realizadas na unidade que trabalho e nas demais deste município, além de ofertar as mulheres às idades preconizadas e/ou as que necessitam os exames de coletas de citologia oncótica, mamografias, testes rápidos, Tig, hiv, sífilis e hepatites B e C, de laboratório (rotina) e diagnóstico por imagem (lembrando que abrangendo a faixa etária, grupos e condições como por exemplo: gestantes/puérperas as ofertas acabam se diferenciando) e avaliação odontológica. Instituímos de forma lúdica, clara e objetiva através de palestrantes ou representantes de algum movimento para discutir sobre empoderamento feminino e sobre a história. Em paralelo, ofertamos coffee break e brindes tornando o ambiente mais íntimo e descontraído.

Após um diagnóstico situacional onde conclui na população que abrange à unidade de ESF onde atuo, as mulheres tendem a ouvir e discutir (brainstorm) nos encontros onde a palestra é ministrada por outras mulheres (principalmente as que já tiveram experiências no assunto abordado). As usuárias são mais propensas a falar e isso Incentiva a participação e suas ideias.

Determinadas datas podem se tornar muito mais que apenas um momento de reconhecimento às usuárias.

Com as ações certas, o cuidado com as palavras e fazendo que as mesmas compreendem a importância e a necessidade deste trabalho, certamente, teremos de fato um momento de reflexão e que pode resultar em melhorias nos relacionamentos, vínculos e adesão aos programas que as unidades ofertam em todos os aspectos.

Ampliar a abordagem que contemplem a saúde sexual, emocional e física em diferentes momentos do ciclo de vida, faz se necessário o envolvimento e corresponsabilidade dos homens a volta das usuárias. (Pai, irmão, parceiro, amigo etc.). Por Tratar-se de uma questão que levanta polêmicas, geralmente teríamos dificuldades de abordar os aspectos relacionados à saúde sexual, devido a compreensão da sexualidade que possa estar marcada por preceitos religiosos, tabus e preconceitos. Contudo, sendo homem, posso me considerar um felizardo neste aspecto pois a adesão a todos os eventos e grupos direcionados as usuárias na unidade onde atuo é satisfatória e com grande êxito na profilaxia.

Os públicos adolescentes, jovens adultos e acima de 60 anos buscam o atendimento e assistência de enfermagem (e dos demais profissionais). Enfatizando que esta unidade de ESF ainda trabalha muito mais buscando as usuárias em ambientes escolares, comunidades, centros de lazer, academias, entidades, residências terapêuticas, moradoras em situação de rua e principalmente casa a casa com o apoio das agentes comunitárias de saúde. No último evento, em horário estendido noturno, já pre determinado para poder atender a todas as necessidades, incluímos além do que já se oferta a regularização da situação vacinal, atendimento médico e fornecimento de receitas, avaliação do uso de contraceptivos, apoio emocional, orientações sobre arboviroses, entrega de material que colabore na eliminação de  e disseminação de doenças como dengue e zika (folhetos e sacos de lixo), orientações sobre doenças sazonais e suas profilaxias, além da avaliação das residentes da faculdade de fisioterapia da Universidade Unesp deste município que promovem grupos que trabalham atividades relacionadas ao assoalho pélvico. Tivemos também a parceria das faculdades de enfermagem Unoeste e Uniesp, onde os acadêmicos promoveram palestras, workshops e ações com homenagens elevando a autoestima e encorajando as usuárias a adesão aos nossos grupos, ao empoderamento e buscar mais conquistas podendo assim fazer história e nos orgulhar de termos feito parte dela.