Ativando a Humanização em Gaspar SC

7 votos

Fui convidada pela equipe de Educação Permanente e Humanização do município de Gaspar SC para fazer uma fala reflexiva sobre a atuação dos profissionais de saúde no SUS e a humanização.

Com o Secretário de Saúde de Gaspar SC Arnaldo Munhoz  e com a equipe de Educação Permanente e Humanização.

Em outros momentos já havia conversado com grande parte destes trabalhadores sobre o tema, porém houve uma grande renovação do quadro e uma certa desmobilização sobre o tema pela falta de continuidade dos trabalhos de apoio.

Então estava posto o desafio: como atualizar um tema que muitos já ouviram falar em outros tempos e que era novidade para grande parte do grupo? O melhor caminho sempre são as vivências reais. Então levei comigo as histórias do Sr Anésio (descrito na cartilha de humanização na aps) e da Menina do Cartaz publicado na Rede HumanizaSUS pela enfermeira Jacqueline Abrantes de Natal RN.

Passando pela introdução sobre o conceito, princípios, diretrizes e dispositivos e o método da Política Nacional de Humanização, de um modo breve e com um linguajar do dia a dia dos serviços, fui buscando elementos densos para abrir uma clareira no dia a dia dos desafios da atenção e gestão dos serviços de saúde. A grande maioria dos participantes eram da APS, porém haviam profissionais de todos os sertores da saúde municipal. O foco nas histórias relatadas em seguida deste arcabouço teórico-prático foi gerando uma identidade do grupo com o que estava sendo apresentado. Criando conexão com sua realidade a proposta passa a fazer mais sentido.

Olhares atentos, escutas reflexivas foram importantes para comentários de alguns participantes, identidade com seu dia a dia.

A provocação final da fala foi para olharem para a realidade dos serviços de modo coletivo e com soluções criativas que tirassem o fazer do modo automatizado e construissem relações humanizadas tanto com os usuários como com a equipe, gestão…

E se fizéssemos todos juntos?

Ao final claro que apresentei a Rede HumanizaSUS como espaço de continuidade ao diálogo, troca de experiências e aprendizado.

E não é que para minha imensa alegria e grande surpresa soube que em Gaspar SC há uma Tenda do Conto como dispositivo de humanização coordenado por uma psicóloga e uma agente comunitária de saúde, dispositivo criado pela querida editora da Rede Humanizasus Jacqueline Abrantes? Fizemos até uma chamada de vídeo para compartilhar esta grata surpresa, que só este imenso SUS é capaz de proporcionar!

Fiquei bem feliz em participar deste momento e poder colaborar para um SUS mais Humanizado. Somos resistência!