Aula aberta debateu gestão e organização dos processos de trabalho em saúde

8 votos

Está o ar a aula aberta “Desafios da organização do processo de trabalho da Atenção Primária em Saúde (APS) no atual contexto ”. Por Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

O encontro, transmitido pelo canal do Campus Virtual Fiocruz no youtube, foi realizado no âmbito do módulo de Atenção Integral do mestrado profissional de Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família. O palestrante convidado foi o médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos, que é professor titular da Universidade Estadual de Campinas e grande parceiro do mestrado desde a primeira turma. Assista ao vídeo!

Na oportunidade, Gastão tratou de questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que perpassam as décadas, como problemas de gestão, subfinanciamento e grande fragmentação. No entanto, ele apontou que elas se agravaram muito com a pandemia causada pelo coronavírus, pois exigiu-se mais do SUS. Com isso, seus problemas e deficiências também ganharam mais visibilidade.

A aula contou com a participação da coordenadora-geral e da coordenadora adjunta do mestrado, Elyne Engstrom  e Adriana Coser, respectivamente, como moderadora e debatedora do encontro. O mestrado profissional de Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família é ligado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).O mestrado profissional de Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família organizou a aula aberta “Os desafios da organização do processo de trabalho da Atenção Primária em Saúde (APS) no atual contexto”. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a atividade foi realizada de forma remota, em 30/7, e transmitida pelo canal do Campus Virtual Fiocruz no youtube. O palestrante convidado foi o médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos, que tambem é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. O encontro teve a participação da coordenadora-geral do mestrado, Elyne Engstrom, como mediadora, e de Adriana Coser, coordenadora adjunta do curso, como debatedora. A aula aberta compõe o módulo de Atenção Integral do curso, que é ligado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

https://youtu.be/xKAmE_KYPaw