“Avaliação da disciplina de Humanização e Formação em Saúde”, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Docentes: Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki, Profa. Dra. Profa. Dra. Cristina Camelo Azevedo, Ms. Everson Santos Melo, Ms. Luzia M. G. M. Prata.
Me chamo Juliana Araújo Menezes, sou Assistente Social e a escolha pela disciplina de Humanização e Formação em Saúde se deu pela necessidade de apreender melhor o que é a humanização em saúde. Aprofundando os conhecimentos já existentes.
O meu processo formativo em humanização na saúde se deu partir do meu ingresso no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, comecei a conhecer a política e perceber o quanto minha realidade de trabalho estava distante dos princípios e do método da PNH.
Com essa disciplina passei a compreender melhor o movimento de mudança disparado pela PNH e a cada aula ficava pensativa e inquieta. Durante as aulas, dentre os relatos dos colegas, identifiquei que algumas situações que eu passava no local de trabalho, existiam em outros locais, entendi a necessidade de ter parceiros na humanização da saúde, a perceber as minhas atitudes e a pensar em estratégias para contagiar outras pessoas com a PNH.
A metodologia adotada pelos professores foi de inclusão, por meio das rodas de conversa, a partir de leituras prévias do conteúdo, podíamos socializar nossas experiências e por meio do coletivo estávamos construindo o conhecimento. E, apesar da disciplina ter tido um planejamento elaborado pelos professores, não era algo fechado e cada final de aula fazíamos a avaliação do momento e podíamos pactuar mudanças de acordo com as nossas necessidades. Essa metodologia utilizada na disciplina possibilitou que pudéssemos a todo o momento trazer nossas vivências e experiências para discussão no coletivo, com isso consegui assimilar melhor atitudes, refletir sobre minhas ações e dos colegas, perceber o que estava já naturalizado ao meu redor.
A disciplina oportunizou uma atividade prática e foi realizada uma roda de conversa no serviço, onde desenvolvi com os usuários e pude percebem o quanto esses sentem a necessidade de ser escutados e incluídos no processo, em seguida divulgamos essa atividade na rede humanizaSUS, uma ferramenta muito necessária na divulgação dos execelentes trabalhos desenvolvidos no SUS. A todo instante a disciplina estava estimulando minha reflexão e hoje sinto que ressignifiquei muitos dos meus conceitos. O que vivenciei com a disciplina, eu assemelho, a uma cortina que ia se abrindo e nos apresentando possibilidades de enxergar ao meu redor como mais criticidade e valorizar o que se tem bom, ao mesmo tempo, de se reconstruir novos modos de produzir saúde.
O momento da avaliação, foi uma experiência bem diferente do que já vivi, pude opinar e por meio da pactuação em grupo realizamos uma narrativa por escrito e a Tenda do Conto, na qual falamos como foi a experiência com a disciplina, nesse momento pude perceber o quanto a turma evoluiu, além de ter sido muito emocionante a escuta dos relatos.
Eu só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa turma: Priscila, Camila, Diogo, Marcela, Larissa, Sandra, Prof. Sérgio, Prof. Everson, Profa. Luzia e Profa. Cristina. E dizer que eu indico que cursem essa disciplina porque é uma experiência única para a formação em humanização na saúde.
Forte AbraSUS!!
Por luzia Malta
Juliana (Jú),
Que alegria ler seu pôster de avaliação da nossa disciplina! Essa evolução que relatas tão bem foi também percebida por nós com muito entusiasmo e orgulho.
A disciplina foi planejada com muito zelo e carinho, pautada na inclusão das diferenças, de forma participativa e corresponsável, mas a turma foi um show a parte, fez adesão imediata a proposta, de uma generosidade e comprometimento incríveis. Instigados vocês responderam com bravura e foram além. Tenho certeza que as sementes germinadas darão frutos e sombra a outras tantos que precisam ser incluídos, escutados e instigados.
Somos diferentes e precisamos nos fortalecer enquanto coletivo. Eu saio super orgulhosa e feliz de tê-los conhecido e participado dessa disciplina potente e especial.
Obrigada por sua participação.
AbraSUS!