Bahia concentra internações de bebês menores de um ano por desnutrição

10 votos

Texto: Bel Levy (Observa Infância/Icict/Fiocruz) | Imagem: Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância, em entrevista ao Fantástico/Globo (Reprodução) 

Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais – o equivalente a 7 por dia em todo o país. Dentre estados e capitais, Bahia e Salvador concentraram o maior número de hospitalizações: respectivamente 480 e 159. As informações são de estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), realizado com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, extraídos em 29 de dezembro de 2022. Iniciativa conjunta entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), o Observa Infância investiga, monitora e divulga dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos no país.

O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, destaca a desigualdade entre as regiões e as cidades brasileiras. “Enquanto o Nordeste registrou 1.175 hospitalizações em 2022, o Norte realizou 328 internações pelas mesmas causas no ano passado. Olhando para as capitais, temos Salvador com 159 hospitalizações e Cuiabá com apenas 1”, aponta.

Para acessar a matéria completa que contém os dados do país, clique aqui 

Ou no link: https://www.icict.fiocruz.br/content/bahia-concentra-internacoes-de-bebes-menores-de-um-ano-por-desnutricao