E o Bloco Bilé da Cuca voltou!

Após 5 (cinco) anos sem uma atividade potente de carnaval na comunidade, em face dos efeitos da pandemia e processo de precarização do serviço, no final da tarde da sexta-feira que antecedeu o carnaval, após um processo de construção democrático, dentro do Caps Tauá, juntando usuários, familiares e trabalhadores pautados sempre nos princípios da Política Nacional de Humanização do SUS, conseguimos colocar novamente o Bloco Bilé da Cuca nas ruas da cidade.

Com enredo, abordando a história de uma de nossas usuárias mais conhecidas na cidade e no estado, contamos de forma irreverente, a história de Rosaneide Barbosa da Silva, a Primeira Dama do Grosso da Loucura e a Relíquia da Luta Antimanicomial, com direito a música, abadás, estandarte e muito mais.

Rosaneide carrega consigo uma história marcada por internações no extinto Hospital Juliano Moreira e suas lutas diárias por ter assegurado direitos fundamentais as pessoas com sofrimento mental. Formada em geografia, mas conhecida como louca de rua, nos ensina que sua busca é uma condição universal da vida humana – Amar e ser Amado!

Foi assim que o Caps Tauá resolveu fazer essa homenagem em vida, pois o reconhecimento também é uma forma de curar cicatrizes e lutar contra o preconceito e discriminação que assola a vida das pessoas vivendo com sofrimento psíquico na vida contemporânea.

É fundamental esclarecer, que para nós, o Bloco Bilé da Cuca, é muito mais que um bloco de carnaval. O Bilé da Cuca, antes de toda folia, é um dispositivo, uma ferramenta de intervenção sobre a realidade que nos cerca e excluí, que fala que somos incapazes e perigosos, perpetuando uma mentira no tecido social.Um mecanismo de acesso seguro ao espaço público, que comumente viola nossos direitos. Uma ferramenta não somente para promover integração e alegria, mas sobretudo para produzir sujeitos capazes de construir juntos suas próprias histórias. Um dispositivo de emancipação, de auto permissão para ser e existir, através da franca e honesta inclusão social pela arte e cultura popular na vida da cidade

Agradecemos aqui a todos os usuários e familiares que puderam estar conosco, a guerreira equipe do caps, e ao inestimável apoio da Prefeitura Municipal, Secretária Municipal de Saúde e Cultura do Tauá.

Dê o play e confira alguns momentos do Bloco Bilé da Cuca, pirando o carnaval da cidade. Afinal, esse é o Caps Tauá : O lugar onde uma outra saúde mental acontece!