Brusque SC e seus movimentos em defesa da vida e da doação de leite humano e aleitamento materno!
As atividades iniciaram com uma capacitação aos trabalhadores do Hospital Azambuja, numa iniciativa junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Brusque SC
Capacitação sobre aleitamento e doação de leite materno na UTI Neo do Hospital Azambuja
A enfermeira Sheila Neves e a equipe do Amamenta Brusque compartilharam informações sobre Aleitamento Materno, o incentivo desta prática desde o parto e também em defesa da vida de prematuros nas UTIs neo e puerpério. Esta integração com as equipes da maternidade do Hospital Azambuja tem feito um grande impacto na amamentação no município e também no incentivo a doação de leite humano para os bebes da própria UTI.
Este movimento segue também pelas UBS do município.
Dia 03/05, quarta-feira, às 15h o Terceiro Encontro de Gestantes do ano na UBS Azambuja recebemos a Enfermeira Sheila Neves, com muitas dicas e esclarecimentos sobre amamentação! Equipe e usuárias gestantes e suas famílias participando deste momento de aprendizado e integração.
E as doadoras de leite humano também merecem seu destaque e comemoração neste 19/05/2023
Dia das Mães: uma história sobre a importância da doação de leite materno
Conheça o relato de quem doa e de quem recebe o alimento mais completo para o bebê
A pequena Alice nasceu com apenas 27 semanas e pesando 1.115g, ficou internada 88 dias na UTI neonatal do Hospital Azambuja. Barbara Maestri Mafra, mãe da Alice relata que: “Alice foi nosso milagre e veio num susto, acredito que foi a hora dela, foi a hora que Deus e Maria planejaram, ela ficou 88 dias internadas na UTI neonatal e foi bem difícil, foram momentos bem preocupantes”
Bárbara conta que conseguiu produzir leite para Alice até 46 dias após o seu nascimento. “Até o momento que isso não foi mais possível e Alice precisou se alimentar com leite doado por outras mamães”.
Ela continua: “A gente sabe da importância que é o leite materno né, dessas mães que doam com tanto amor e carinho esse leite materno de extrema importância para esses prematuros no seu desenvolvimento, enfim então eu só agradeço, só agradeço essas mamães que doam. Ela não conseguia mamar no meu peito porque era muito pequenininha não tinha nem como pegar no colo e ela não conseguia mamar o meu, mas conseguiu mamar das outras mãezinhas”, comemora.
Aline Fischer, 35 anos, faz parte dessa rede solidária que envolve afeto e amor. Ela dedica alguns minutos do dia para retirar um pouco de leite após a mamada de seu filho Pedro Henrique, todas as semanas a equipe do Amamenta Brusque passa na sua casa para coletar o leite doado e enviar para o Banco de Leite de Blumenau. Esse leite retorna após a pasteurização para os bebês internados da UTI neonatal do Hospital Azambuja.
“A minha motivação para doar leite foi porque o Pedro Henrique (meu filho) precisou ficar 5 dias na Neo e eu vi que a maioria das crianças que estão lá precisam tomar leite na seringa, ou seja, não conseguem amamentar no peito. E, pode parecer pouco, mas 10ml de leite eram suficientes para esses recém-nascidos. Então, mesmo que você ache que tem pouco leite para doar, doe. Esse pouco pode ajudar a salvar vidas”
Como ser uma doadora
O primeiro passo para doação é entrar em contato com o serviço Amamenta Brusque através do nosso endereço: R. Pref. Germano Schaeffer, 66 (2º andar da Policlínica) ou pelos telefones: 3255-6800 ou whatsapp (47)99698-1221, nesse momento faremos algumas perguntas para verificar se a mulher encontra-se apta para doação e desse modo fornecer todo material e informações necessárias.
Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês na UTI neonatal.
Mamãe Aline Fischer e o bebê Pedro Henrique
Fonte @prefeituradebrusque
E a agitação não pára em defesa da amamentação. A equipe do amamenta Brusque se mobilizou muito por aqui! Exposição fotográfica com mães doadoras no Shopping da cidade!
Shopping Gracher sediará a Semana de Doação de Leite Materno
Para doar leite materno, é necessário entrar em contato com Amamenta Brusque,
Nos próximos dias, de 16 até 19 de maio, o Shopping Gracher receberá a equipe do serviço Amamenta Brusque, que orientará a todos os visitantes sobre a importância do aleitamento materno e estimular a doação de leite. O aleitamento materno é muito benéfico, pois o leite materno possui todos os nutrientes de que o bebê necessita até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Segundo a Fiocruz, basta apenas um litro de leite materno doado para alimentar até 10 recém-nascidos por dia. De acordo com o peso do prematuro, um 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.
Posto de coleta
O único posto de coleta de leite humano, credenciado na rede brasileira de bancos de leite (RBBL), é o serviço Amamenta Brusque. Em 2022, foram doados 975 litros de leite humano, cuja pasteurização é realizada no Banco de Leite de Blumenau. Após esse processo, o leite retorna à UTI neonatal do Hospital Azambuja.
Doação
Para doar leite materno, é necessário entrar em contato com Amamenta Brusque, sediado na rua Prefeito Germano Schaeffer, número 66, ou através dos telefones 47 3255-6800 ou 47 99698-1221 (Whatsapp).
Serviço
Evento: Semana de doação de leite materno
Data: de 16 até 19 de maio (terça à sexta-feira), das 9h00 às 12h00 (manhãs) e das 13h às 16h30 (tardes)
Local: corredor do piso térreo do Shopping Gracher.
Acesso gratuito.
Publicado em https://brusque.portaldacidade.com/noticias/cidade/shopping-gracher-sediara-a-semana-de-doacao-de-leite-materno-2912
O perfil do Shopping nas redes sociais também publicou a história da Aline Fischer em vídeo com um depoimento emocionante
https://www.instagram.com/reel/CsZC1m9vRMR/?igshid=MmJiY2I4NDBkZg%3D%3D
A Aline Fischer compartilhou com a gente o seu relato de doação de leite! Essa semana foi a semana de doação de leite materno. O pessoal do Amamenta Brusque esta no shopping tirando todas as dúvidas sobre esse gesto tão lindo e que pode fazer tanta diferença para as crianças. Então, mesmo que você ache que tem pouco leite para doar, doe. Esse pouco pode ajudar a salvar vidas.
Além disso hoje pela manhã na rota de coleta de leite humano as doadoras receberam um mimo em agradecimento por sua genorosidade.
Mimo para as nossas doadoras entregamos hoje na rota