CABINE DE BIOSSEGURANÇA DETECTA DOENÇAS PULMONARES EM AÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE REALIZADA EM ESF, NO

14 votos

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado e o laboratório farmacêutico Boehringer Ingelheim, durante a primeira semana do mês de setembro alguns usuários do SUS foram beneficiados com o exame de Espirometria, destinado ao diagnóstico de distúrbios respiratórios e utilizado para medir a capacidade pulmonar, contribuindo na identificação de doenças como Asma e DPOC.

Os exames foram realizados nas dependências da ESF Nossa Senhora da Penha em Álvares Machado e por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), da Faculdade de Medicina da UNOESTE (FAMEPP) os acadêmicos da Graduação em Medicina puderam acompanhar os usuários SUS, desde a triagem até a realização do exame. Os acadêmicos utilizaram técnicas de acolhimento, com criação de vínculos de respeito e confiança entre equipe de saúde e usuários SUS. A facilitadora estimulou os discentes a pesquisarem e discutirem as maiores causas de doenças respiratórias e os principais fatores de risco associados a elas, dentre eles o tabagismo. Os estudantes também discutiram sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para melhora da qualidade de vida do cliente que convive com DPOC.

Estudantes consideraram, nas discussões, após a busca em fontes referenciadas, que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são, globalmente, as principais causas de mortalidade. As que mais acometem a população são as doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.

A Boehringer é responsável pelo programa AbraçAR que além de disponibilizar capacitação aos profissionais de saúde, realiza a Espirometria, por meio da cabine de biossegurança, que possibilitou a realização dos exames de forma mais segura, tanto para o usuário SUS, quanto para a equipe. O equipamento é completamente fechado, o isolamento e a filtragem do ar reduzem o risco de contaminação pela Covid-19, permitindo eliminar 99,9% de vírus e bactérias e purificando assim todo o ar que entra e sai da cabine, em apenas um minuto.

Essa ação visa suprir uma demanda reprimida já existente no município. Álvares Machado é o 4º município do Brasil a realizar essa parceria e o único com menos de 200 mil habitantes a conseguir fazer este trabalho, criando ambientes saudáveis no território de saúde.

A Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão na Ação”, com os acadêmicos do Curso Médico. Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada com os usuários do SUS, na área de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). O Princípio da PNH denominado “Protagonismo do Usuário SUS” foi citado pelos acadêmicos e utilizado de maneira transversal na ação pedagógica que envolveu a Metodologia ativa da Problematização na sua execução.

Referências:

https://pro.boehringer-ingelheim.com/br/portalabracar/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/Metodologia_do_tratamento_do_tabagismo_no_SUS