Caps Tauá e o compromisso com a sociedade!
O Caps Tauá é um serviço especializado na atenção psicossocial as pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes.
Em 09 anos de existência tem em seus registros aproximadamente 1.500 usuários acolhidos, sendo maior parte de pessoas da nossa cidade, mas também atendendo pacientes dos municípios vizinhos que não dispõem desse dispositivo.
É um serviço com grande reconhecimento no Estado e no país por desenvolver linhas de cuidado inovadoras e portanto mais humanas e impactantes na vida de todos.
Isso se deve a implementação da Política Nacional de Humanização do SUS desde a origem do caps e que o torna singular em todo território brasileiro.
Esse reconhecimento se deve a inclusão dos diferentes sujeitos nos processos de gestão e atenção do serviço. Isso significa que o Caps Tauá reconhece seus usuários tidos como estorvo da sociedade como pessoas plenamente capazes não somente de construir suas histórias, mas sobretudo lutar por seus direitos.
Todavia reconhece igualmente seu papel como agente promotor de estratégias de cuidado e promoção de saúde a comunidade.
Nesse momento da história da humanidade, em que a pandemia do Covid 19 assola países, apostamos na saúde mental como uma potente saída.
Entendemos que uma sociedade que promove a saúde mental de seu povo é uma sociedade que promove o estímulo a coesão social e a busca de saídas comunitárias e portanto mais resolutivas.
Apostamos em escolhas indivíduais mais responsáveis e portanto que promovem a saúde coletiva. Em um momento em que nosso modelo civilizatório é colocado em questão, precisamos voltar a base de tudo: A saúde mental!
Uma sociedade que consegue preservar sua saúde mental consegue se organizar melhor e alinhar as saídas entre todos sem avançar sobre o outro, pois reconhece que esse outro faz parte e tem importância na vida social.
Em face do exposto, há algumas semanas o Caps Tauá, vem cumprindo seu mandato junto a toda comunidade, pois entende seu papel junto a sociedade como um todo.
Para tanto lançou uma campanha de prevenção ao agravos psiquícos decorrentes da pandemia do Covid 19 e estimulo ao auto cuidado e a responsabilidade coletiva.
O Caps Tauá é o único do país com um trabalho que vai além do atendimento de seus usuários e que nesse momento manifesta publicamente seu compromisso com a sociedade.
Para isso além da campanha midiática pela adoção de atitudes mais seguras e portanto terapêuticas vem atendendo pessoas de forma presencial que nesse momento frente aos estressores decorrentes da pandemia passam a apresentar alterações de humor e ansiedade.
De forma remota já contabiliza dezenas de atendimentos psicossociais para apoio de habitantes do município e seus familiares.
Não há em todo estado qualquer serviço desenvolvendo um projeto autoral e totalmente voltado para a adoção de escolhas responsáveis e cujo objetivo maior é a preservação da vida.
*Paulo Peixoto Filho*
Psicológo, Coordenador do Caps Tauá, especialista em saúde mental e justiça, psicomotricidade, dinâmica de grupo e apoiador formador da Política Nacional de Humanização do SUS no Estado do Pará.