“Campanha Março Lilás” mobiliza Acadêmicos Médicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE no semestre 1 de 2023.

8 votos

A Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás” tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.

O Programa de Aproximação à Prática da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), insere os futuro médicos em 09 Estratégias Saúde da Família, como membros das Equipes Interprofissionais, localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP, na RRAS 11 (Rede Regionalizada de Atenção à Saúde, número 11, de SP, Alta Sorocabana).
Nós docentes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizamos Metodologias Ativas como a Problematização, para estimular a Criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação criado pelos estudantes do Curso de Graduação Médica, da UNOESTE, esteve relacionado à “Campanha Março Lilás” do Ministério da Saúde do Brasil.
Os Acadêmicos também tiveram a oportunidade de abordar o “Março Lilás”, com as mulheres participantes da Campanha, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada do Sol.
Existe uma parceria entre Academia e Serviço (UNOESTE e Secretarias de Saúde dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado), que produz bons resultados para o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das duas localidades.
Utilizei “Arco de Maguerez” para estimular “Reflexão na Ação”, após a coleta de 18 exames de Papanicolaou, no último sábado, 18 03 2023, no Município de Presidente Prudente, SP.
Estudantes consideraram, nas discussões, que o “Março Lilás” tem grande importância para a manutenção do “bem estar biopsicossocial” das mulheres que residem no Território ligado à ESF do Bairro Morada do Sol. Em relação à Campanha “Março Lilás Câncer de útero”, estudantes consideraram, nas discussões, após a realização do Plano de Ação, que de acordo com dados oficiais, esta é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal.
Orientei que a Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde. O Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e no enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde da Mulher, desenvolvida na área de abrangência da ESF, no interior de SP.

Referência:
Março Amarelo e Lilás alerta sobre os cuidados da saúde da mulher

Campanha nacional de prevenção do câncer de útero e da endometriose

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/marco/marco-amarelo-e-lilas-alerta-sobre-os-cuidados-da-saude-da-mulher&ved=2ahUKEwi_w_Gz8uX9AhV_A7kGHR-GD5UQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw2QDctkyOofT9YgweJcV7o9
Acesso em 18 03 2023, às 14h.