CANAL DO ESTUDANTE PAPP DANDO VOZ AO ACADÊMICO DO CURSO MÉDICO NA UNOESTE
- De acordo com as Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) 2014, para capacitarmos estudante do Curso de Medicina como médico generalista, é importante que o egresso da graduação tenha desenvolvido competências durante o curso nas áreas de Atençao à Saúde; Gestao em Saúde; e Educaçao em Saúde. A área de Competência da Atenção à Saúde é composta de 2 (duas) subáreas: (I) Atençao às Necessidades Individuais de Saúde, que diz respeito à capacidade do futuro profissional para identificar as necessidades de saúde e do desenvolvimento e avaliaçao de planos terapêuticos para a populaçao que assiste. E (II) Atençao às Necessidades de Saúde Coletiva, com açoes-chave relacionadas a investigar problemas de saúde coletiva, além de desenvolver e avaliar projetos de intervençao coletiva. A área de Competência denominada Gestão em Saúde é composta pela organização do trabalho em saúde e pelo acompanhamento e avaliação desse trabalho, o que inclui capacidade de o profissional gerir serviços de saúde e gerir sua carreira médica.
Existe ainda, nas DCN 2014 a área de Competência de Educação em Saúde, que sugere que o egresso consiga identificar as necessidades de aprendizagem individual e coletiva, que ele realize ações de promoção da construção e socialização do conhecimento no contexto em que está inserido e que ele promova o pensamento científico e crítico e apoie a produção de novos conhecimentos. Essas competências devem ser desenvolvidas com ajuda de Metodologias Ativas, como a Problematização.
Existe um Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), que estimula criação de Planos de Ação a partir da epidemiologia encontrada nos territórios ligados à oito Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Bimestralmente os estudantes, líderes de cada termo, são convidados para opinar a respeito da condução da Metodologia da Problematização. Os Coordenadores do PAPP utilizam uma Matriz com os Eixos da Atenção Individual, Coletiva, Processsos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde, para analisar as fragilidades e fortalezas da Metodologia utilizada nas práticas.
A formação generalista foi evidenciada pelos coordenadores como a base de atuaçao do futuro egresso. Ela tem como objetivo o fortalecimento do SUS e, em especial, da Estratégia Saúde da Família. No contexto da ESF, o futuro profissional terá oportunidades de desenvolver atividades com usuários de todos os ciclos de vida, sendo a base para futuras especializações nas linhas de cuidado, cujas prevalências de morbimortalidades sejam estatísticamente significativas para a organizaçao em rede no trabalho.
Por meio da participacão no Canal do Estudante, acadêmicos puderam entender a complexidade do processo de construçao de competências na formaçao médica. As mudanças no cenário educacional contam com utilização de Metodologias Ativas que apontam para a construção da autonomia do acadêmico e de práticas que se alicerçam na integralidade. Os participantes consideraram como positiva sua participação no Canal do Estudante PAPP/UNOESTE no terceiro trimestre de 2019.
Referências:
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESOLUÇAO Nº 3, DE 20 DE JUNHO DE 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. 2014.
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Parabens Professor Alex pelo alinhamento com DCNs 2014, e investimento na atenção primária. Este que é um terreno fértil para metodologia ativa!