CANAL DO ESTUDANTE PAPP DANDO VOZ AO ACADÊMICO DO CURSO MÉDICO NA UNOESTE

13 votos
  1. De acordo com as Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) 2014, para capacitarmos estudante do Curso de Medicina como médico generalista, é importante que o egresso da graduação tenha desenvolvido competências durante o curso nas áreas de Atençao à Saúde; Gestao em Saúde; e Educaçao em Saúde. A área de Competência da Atenção à Saúde é composta de 2 (duas) subáreas: (I) Atençao às Necessidades Individuais de Saúde, que diz respeito à capacidade do futuro profissional para identificar as necessidades de saúde e do desenvolvimento e avaliaçao de planos terapêuticos para a populaçao que assiste. E (II) Atençao às Necessidades de Saúde Coletiva, com açoes-chave relacionadas a investigar problemas de saúde coletiva, além de desenvolver e avaliar projetos de intervençao coletiva. A área de Competência denominada Gestão em Saúde é composta pela organização do trabalho em saúde e pelo acompanhamento e avaliação desse trabalho, o que inclui capacidade de o profissional gerir serviços de saúde e gerir sua carreira médica.

Existe ainda, nas DCN 2014 a área de Competência de Educação em Saúde, que sugere que o egresso consiga identificar as necessidades de aprendizagem individual e coletiva, que ele realize ações de promoção da construção e socialização do conhecimento no contexto em que está inserido e que ele promova o pensamento científico e crítico e apoie a produção de novos conhecimentos. Essas competências devem ser desenvolvidas com ajuda de Metodologias Ativas, como a Problematização.

Existe um Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), que estimula criação de Planos de Ação a partir da epidemiologia encontrada nos territórios ligados à oito Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.

Bimestralmente os estudantes, líderes de cada termo, são convidados para opinar a respeito da condução da Metodologia da Problematização.  Os Coordenadores do PAPP utilizam uma Matriz com os Eixos da Atenção Individual, Coletiva, Processsos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde, para analisar as fragilidades e fortalezas da Metodologia utilizada nas práticas.

A formação generalista foi evidenciada pelos coordenadores como a base de atuaçao do futuro egresso. Ela tem como objetivo o fortalecimento do SUS e, em especial, da Estratégia Saúde da Família. No contexto da ESF, o futuro profissional terá oportunidades de desenvolver atividades com usuários de todos os ciclos de vida, sendo a base para futuras especializações nas linhas de cuidado, cujas prevalências de morbimortalidades sejam estatísticamente significativas para a organizaçao em rede no trabalho.

Por meio da participacão no Canal do Estudante, acadêmicos puderam entender a complexidade do processo de construçao de competências na formaçao médica. As mudanças no cenário educacional contam com utilização de Metodologias Ativas que apontam para a construção da autonomia do acadêmico e de práticas que se alicerçam na integralidade. Os participantes consideraram como positiva sua participação no Canal do Estudante PAPP/UNOESTE no terceiro trimestre de 2019.

Referências:
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESOLUÇAO Nº 3, DE 20 DE JUNHO DE 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. 2014.