Cantinho da Leitura ressignificando o espaço de espera do ambulatório do HILP
Hoje (20), dia dedicado ao contador de histórias, os usuários do HILP ganham mais um espaço de acolhida no hospital, o “Cantinho da leitura.” A iniciativa faz parte do EsperAção, um projeto implementado em 2018, que busca ressignificar a sala de espera do ambulatório. A proposta da ação é tornar a sala de espera um local diferenciado: mais bonito, dinâmico, humano e acolhedor.
“Aqui temos realizado atividades educativas, informativas, lúdicas e agora culturais. Culturais, porque acreditamos que o hábito de ler favorece o aumento do conhecimento, além de ter a capacidade de formar cidadãos mais conscientes e críticos. Assim o Cantinho da leitura pretende incentivar as crianças e adolescentes que passam pelo ambulatório do HILP a lerem mais, por meio da oferta de bons livros, teatros de fantoches e dramatização de algumas histórias infantis, enquanto aguardam o atendimento dos profissionais.” Destacou a coordenadora do projeto, Cristina Assunção.
Além do espaço decorado, o “Cantinho de leitura” dispõe de um armário com um acervo de aproximadamente 200 livros infanto-juvenis, que foram doados pelos profissionais, através de uma campanha organizada pelo Serviço Social do hospital.
O lançamento contou com a participação colaborativa da escritora e contadora de histórias infantis, Márcia Evelin, que encantou os participantes, principalmente as crianças, com as histórias infantis de sua autoria: “Segredo da chita voadora” e “O Boi do Piaui”, com acompanhamento musical da sua filha que é cantora e instrumentista.
De acordo com os depoimentos dos usuários, a atividade é muito positiva, pois além de lúdica, incentiva a leitura, e melhora o humor das crianças no ato da espera.
23 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Que legal que gostou Marco! Muitos contos serão lidos e contados, e esperamos encantar a criançada!
Obrigada pela visita ao post! Abraços!
Emília
Por Raphael
Olá querida Emília,
Com certeza a sala de espera ficou muito mais bonita e as crianças vão se distrair bastante…?⚽?️⛸️
AbraSUS,
Raphael
Oi Raphael,
Esse é o objetivo maior, o entretenimento das crianças enquanto aguardam o atendimento.
AbraSUS
Emília
Emília,
Que bela iniciativa!
Um sonho real de significado mágico.
Bjs,
Cristine
Oi Cristine,
Obrigada pela visita ao post e pelo comentário atencioso!
Bjs
emília
Por Rejane Guedes
As pessoas são histórias!
Cada historia se entrelaça com outras histórias!
Cada historia de um, nutre a história do outro.
Parabéns pela importante iniciativa.
Precisamos ler mais.
querida Rejane,
Uma das histórias contadas pela Marcia Evelin, ela resgata em um dos livros que escreveu, a linda história da boneca africana Abaomy, o que me fez lembrar de você e do presente recebido, a bonequinha Abaomy que guardo com muito carinho.
Sim, a leitura nos nutre e nutre as nossas histórias, com certeza.
Obrigada pelo carinho!
Bjs
Emília
A criançada não vai mais querer sair do cantinho!
Oi Iza,
A criançada aprovou muito o cantinho. Esperamos um bom aproveitamento!
bjs
Emília
Por ioli piauilino
Encantada com esse projeto lindo do HILP!
Vida longa e saúde aos envolvidos nestas iniciativas, para que continuem promovendo alegria e diversão para os pequenos usuários .
Querida Ioli,
É sempre gratificante ver os seus comentários e contar com o seu apoio!
Bjs
Emília
Que legal Emilia! Adorei a idéia!! Vcs são top…..
Por ALINE-LEMOS
Que lindo!
Acolhimento,ambiência…
Tão importante esse carinho, esse olhar, essa possibilidade de encantar!
Parabéns!!!
Por Sérgio Aragaki
Adorei. Além de alinhada à ampliação da clínica, pois entende que produzir saúde é lidar com fragilidades e também fortalecer potencialidades, produz outros sentidos a respeito do espaço e momento de espera. Espera também pode ser e ter elementos produtivos!
Oi Sérgio,
Muito legal essa sua análise. Quando planejamos o Projeto EsperAção, pensamos na possibilidade de fomentar uma atenção com um olhar mais ampliado, produzindo novos sentidos ao cuidado em saúde, que vai além da prescrição médica, buscando valorizar as múltiplas dimensões da pessoa, ou seja, entendendo que o usuário não é apenas um órgão doente, mas um sujeito que antes de qualquer coisa, é social, é cultural, gosta de diálogo, de atenção, de interagir, gosta de diversão, principalmente a criança.
Bjs
Emília
Parabéns Emília pela iniciativa. Lindo trabalho. São iniciativas como essa que tornam o SUS mais humanizado e eficaz.
Oi Juliane,
Esse é um trabalho de uma equipe engajada que envolve vários profissionais, assistentes sociais, psicólogos, atendentes, dentre outros, e que conta com o apoio dos gestores, todos em defesa de uma atenção mais acolhedora no HILP.
Emília
Por patrinutri
Leitura é uma atividade que inspira saúde, que leva a sonhar, que faz descobrir novos mundos. Lembro da inquietação de minha filha quando ainda não sabia ler em decifrar os símbolos por toda a cidade e de sua emoção quando foi capaz de ler uma placa na rua.
E a partir daí se tornou uma leitora voraz e uma escritora e jornalista.
Que estes leitores também possam crescer e abrir seus horizontes!
Parabéns pela iniciativa!
Oi Pat,
Belo exemplo o da sua filha. Espero que o cantinho da leitura, além do entretenimento, estimule as crianças para o exercício da ler e que elas também se tornem leitoras vorazes!
Parabéns e muito sucesso para sua filha!
Bjs
Emília
Por patrinutri
Muito Obrigada Emília, desejo o mesmo para as crianças do HILP
Bjs Pat
Assevera-se que o hábito de ler contribui com a melhoria da saúde do ser humano, estimula a atividade cerebral, a memória, o relaxamento através da lentificação das ondas cerebrais, além de contribuir com o lazer ao conhecer e expandir os horizontes.
Tal hábito é fundamental para manter uma mente saudável e ativa, alcançando maior longevidade e qualidade de vida. Assim como o corpo humano alcança, através da prática de exercício físico, o aumento da autoestima, o ânimo e a felicidade, assim também é a prática regular desse exercício mental, contribui para a redução do estresse, uma vez que existe uma relação de interdependência entre a mente e o corpo. Parabens minha queria Emilia Alves sou seu Fã ….
Olá Epifânio,
Muito pertinente o seu comentário!
Na atividade de hoje, no cantinho da leitura, uma das crianças ficou tão alegre com os livros disponíveis para leitura e com a interatividade com as outras crianças, que perguntou se a estante com os livros ia ficar alí para sempre. Isso nos deixou muito felizes e estimulados, por percebermos que os objetivos da equipe envolvida estão sendo atingidos.
Obrigada pela visita ao post e pelo comentário tão gratificante!
AbraSUS
Emília
Por Marco Pires
Mil suspiros para dizer lindo, Emília. Conta um conto. Encanta com a melodia de um causo cantado.