Nos dias 22 e 29 de agosto, foi realizada uma capacitação em saúde mental destinada a médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a macrorregião Meio-Oeste, bem como a acadêmicos do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba que estão em estágio de Saúde e Comunidade, abrangendo da 8ª à 12ª fase.
A macrorregião Meio-Oeste é composta por 20 municípios e essa iniciativa foi promovida pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Meio-Oeste. Atualmente a CIES é composta pela Articuladora Eilizangela Schmidt, Vice-articuladora Luana Turra, Secretária Simone Volpato, Tesoureiro William Shi Seng Yeh e conta com apoio técnico de Silvia Braga, Alessandra Daros Nunes e Eliane Farinea Techio. Para a realização do evento que era idealizado há mais de 04 anos, a CIES contou com a colaboração de diversas frentes.
A capacitação teve como principais colaboradores a Profª. Paula Kleber e Unoesc Joaçaba, a Secretária de Saúde de Herval D’este Eugenia Bucco, e os médicos psiquiatras Dr. Izidione Miozzo Júnior e Dr. João Molossi, ambos professores do curso de Medicina da Unoesc, além do psiquiatra Dr. Guilherme Mendonça. Também teve auxílio dos municípios de Catanduvas, Treze Tílias e Água Doce.
Ademais, agradecemos a colaboração de todas as secretarias de saúde da região que se articularam para que fosse possível a liberação de seus médicos. A ação visou aprimorar os conhecimentos em saúde mental dos profissionais que atuam no SUS, contribuindo para um atendimento mais qualificado e o desenvolvimento regional. A atividade reforça, mais uma vez, a importância da Educação Permanente em Saúde, como ferramenta para mudança da realidade do cotidiano de trabalho.
Por patrinutri
OLá Luana,
Que bom saber que no Oeste de SC há um serviço tão atento a todas as nuances de cuidado em saúde!
Parabéns aos envolvidos neste trabalho e seguimos acreditando na humanização na saúde!
AbraSUS!