Olá, me chamo Ellen Vieira, sou acadêmica de medicina da Universidade Federal de Alagoas, estou no 9º período da faculdade no qual, juntamente com minhas colegas de turma Ellen Barros e Rita Figueiredo, passei pelo CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho que faz parte do estágio de Saúde Mental do curso. E é essa experiência que venho contar para vocês!
Estamos acostumados a um modelo mecanicista do trabalho em saúde, no qual o conceito errado de hierarquia prevalece afastando os profissionais de cada setor e até mesmo distanciando eles dos pacientes e usuários do SUS. Diante disso, não imaginei que seria diferente no CAPS, mas devo confessar que me surpreendi grandemente e fico grata por tal surpresa.
Ao chegar ao CAPS Sadi pela primeira vez tive um misto de sensações: receio por ser um rodízio novo do meu estágio e que prometia ser diferente do que nos era comum, curiosidade para saber como aquele lugar funcionava, preocupação por não saber se seria útil, não ter noção de quais seriam as atividades que eu iria desempenhar e como eu seria recebida pelos profissionais e a população atendida. Para a minha felicidade fui muito bem recepcionada pela equipe que ali se encontrava, lembro-me que antes de chegar ao local estava angustiada com problemas pessoais e a primeira atividade que participei foi um alongamento proporcionado pelo educador físico do local, posso dizer que essa foi a melhor boas vindas que eu poderia ter, naquele momento esqueci que era meu estágio e pude aproveitar a dinâmica e espantar todas as minhas preocupações juntamente com os demais participantes.
Os dias seguintes também foram de muito aprendizado, através de oficinas de pintura, rodas de conversa sobre temas variados como o cotidiano e saúde para conscientizar sobre nós mesmos, nosso ambiente e as pessoas à nossa volta. O CAPS me oportunizou conhecer um patrimônio do meu estado, o teatro Deodoro, permitindo-me desfrutar de experiências novas. Meu último dia de estágio foi semelhante ao primeiro, com uma sessão de Reiki me despedi dos meus companheiros profissionais e usuários do serviço, dissipando todas as minhas tensões e preocupações e abrindo espaço na minha mente para a tranquilidade e para o novo. E registramos essa despedida em uma foto que ficará guardada não somente na memória do celular, mas também em minha vida como uma experiência extremamente gratificante.
Oficina de arte
Exposição no Teatro Deodoro
Exposição no Teatro Deodoro
Sessão de Reiki
Por jacqueline abrantes gadelha
Ellen, que doce chegada à RHS! Seja muito bem vinda! Ler seu relato permeado por tão bons afetos e ao som da música, muito me emocionou.
Um forte abraço.