O Pavilhão Mourisco, mais conhecido pela população como “Castelo Fiocruz”, da Fundação Oswaldo Cruz, é uma referência para quem passa pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, chegando ou saindo da cidade, indo ou voltando do trabalho. “Um castelo no meio da floresta”, dizem alguns. “Uma lembrança da infância”, destacam outros. Ícone no imaginário carioca, o edifício é, também, um símbolo da ciência brasileira.
Nem todo mundo sabe, porém, que esse Castelo guarda muitos tesouros. Mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Livros, fotos, documentos e objetos históricos. Coleções entomológicas que expõem insetos de várias regiões do Brasil. Detalhes arquitetônicos que, além de raros, testemunharam o nascimento e o desenvolvimento da saúde pública brasileira. Pois, em breve, será possível mesmo a quem nunca pisou no Rio de Janeiro fazer uma visita completa ao Castelo Mourisco. Tudo graças ao Tour 360, um passeio virtual desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com outras áreas da Fiocruz, como a Presidência, a Coordenação-Geral de Administração (Cogead), Bio-Manguinhos e a Casa de Oswaldo Cruz (COC). O lançamento desse tour virtual que ocorreu na sexta (31/5), durante as comemorações dos 119 anos da Fiocruz.
Produto web que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares, a visita virtual ao Castelo Mourisco é repleta de surpresas. À medida que avança pelas escadarias e corredores da edificação, os internautas encontram ícones que abrem janelas com informações históricas, curiosidades e a descrição de detalhes arquitetônicos. Além disso, podem acessar as exposições, de forma similar ao que já é feito em ambientes virtuais de museus ao redor do mundo.
Diversidade e trabalho em equipe, afinal, são palavras-chave na trajetória do próprio Castelo, que teve o esboço feito por Oswaldo Cruz, mas foi projetado pelo arquiteto Luiz Moraes Junior. Sua construção começou em 1905, e foi concluída em 1918. A inspiração neomourisca veio do Palácio de Alhambra, em Granada (Espanha), mas seu estilo é considerado eclético. Desde 1981, o conjunto arquitetônico do Castelo Mourisco é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico e, atualmente, é candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Só em imagens, foram produzidas mais de mil fotos para a confecção do hotsite especial. Dessas, mais de 400 já tratadas estão disponíveis na galeria Mourisco, do banco de fotos Fiocruz Imagens, que pode ser acessado mediante cadastro gratuito. Toda a produção do projeto foi coordenada por Leonardo Oliveira, analista de sistemas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict, da Fiocruz.
Para saber mais sobre visita virtual ao Castelo Mourisco – Tour 360, clique aqui
E para fazer o seu tour virtual, clique aqui