O Ministério da Saúde lançou o livro Saúde com Arte, projeto do Centro Cultural do Ministério da Saúde que apresenta experiências de saúde pública e cultura, humanizadas, interdisciplinares e coletivas, de várias partes do Brasil. O projeto teve apoio da comunidade da rede HumanizaSUS e precisa ser divulgado!
“Pessoas que se vestem de palhaço para conscientizar a população local, instituições que preservam a memória de políticas públicas por meio de exposições e memoriais, artistas que produzem música e arte para saúde, artesanato, roda de conversa, entre outros. A publicação, que reúne oito das centenas ou milhares de experiências de saúde com arte que estão sendo realizadas pelo País, descreve o trabalho desenvolvido pelo Sons no SUS (SE), Tenda do Conto (RN), Memorial Leprosária Canafístula (CE), Clave de Sois (SC), Caps II Samaúma (AC), Caminho da Agroecologia (RJ), PalhaSUS Horizontino (CE) e Museu da Loucura (MG). ”
O CCMS já está apresentando novas experiências em seu site e tenho certeza que serão dezenas de edições do Saúde com Arte nos próximos anos, com muita história, inspiração e afetos de iniciativas de saúde e cultura de profissionais de saúde de todo o Brasil.
Leiam e compartilhem. E se você conhece outras experiências, mande e-mail para [email protected]
Acesse a publicação na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_com_arte.pdf
Leia o texto no site do CCMS: http://www.ccms.saude.gov.br/noticias/saude-com-arte-ccms-divulga-iniciativas-culturais-de-sucesso-no-sus
Por patrinutri
Que riqueza esta produção! Obrigada a todes envolvides! Obrigada Thiago por compartilhar conosco.
A publicação em sí já é uma grande arte. As experiências escolhidas revelam uma diversidade maravilhosa e ainda aponta caminhos múltiplos de envolvimento entre arte e saúde.
Viva o SUS!
Conheço de perto algumas das experiências relatas, em especial a Tenda do Conto de Natal RN e a Clave de Sóis de Joinville SC.
São modos de ampliação da clínica, focar na saúde e não na doença e considerar a arte um dispositivo de promoção de saúde e cura.