Centro de Estudos aborda a Rede Ripsa como referência da informação em saúde

6 votos

“A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) como referência no campo da informação em saúde” é o tema do seminário on-line do Centro de Estudos do Icict, que acontecerá na sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 14 horas. O evento terá transmissão da VideoSaúde Distribuidora, pelo link:  https://bit.ly/centrodeestudos-novembro24

Confira abaixo a ementa do seminário e conheça os palestrantes.

Resumo
A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) é uma rede voltada para geração, análise e disseminação de informações aplicadas às intervenções em saúde pública no Brasil. Foi instituída em 1996, pelo Ministério da Saúde (MS) em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), e teve suas atividades interrompidas em 2014. Em agosto de 2023, ocorreu sua reativação, e, atualmente, conta com 44 instituições participantes. O seminário tem como objetivo debater as contribuições da RIPSA no campo da informação em saúde, considerando sua história e os desafios e avanços empreendidos no último ano para o seu funcionamento.

Palestrante: Luci Fabiane Scheffer Moraes – representante da Secretaria Técnica da Ripsa

Biografia: Pós-doutoranda em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento, Gestão e Atenção à Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Ciências da Saúde na UnB. Mestrado em Engenharia de Produção na área de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Atividade Física e Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialização em Saúde da Família pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialização em Análise de Situação em Saúde (UFG). Graduação em Educação Física pela UFSC e em Fisioterapia na Udesc. Foi docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unisul. Atuou no Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), como consultora técnica responsável pelo acompanhamento técnico-científico de projetos de pesquisa relacionados às doenças transmissíveis e estudos epidemiológicos transversais e longitudinais e como Coordenadora do Programa de Pesquisas para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (Grupesc) e do Laboratório de Pesquisas em Exercício Físico e Saúde (Lapes) da Unisul. Foi docente substituta na Universidade de Brasília (UnB). Atuou como consultora na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) no projeto Sala de Situação, onde acompanhou o monitoramento e a avaliação dos indicadores de saúde, suas metas e resultados. Atuou como consultora técnica na Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGDEP/SVS/MS) onde era responsável pelo acompanhamento das atividades técnico-científicas de gestão, monitoramento e avaliação das pesquisas apoiadas pela SVS. Atualmente, atua no Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde, da Secretaria da Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde (Demas/Seidigi/MS), acompanha o monitoramento das políticas públicas de saúde e a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1294243990472127

Palestrante:  Felipe Ferré – representante do Conselho Nacional De Secretários De Saúde – Conass

Biografia: Trabalha como informata em saúde e cientista de dados em saúde pública., farmacêutico com habilitação em indústria (Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, 2007), doutor em bioinformática (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2013), pós-doutor em medicamentos e assistência farmacêutica (UFMG, 2014), especialista em informática em saúde (Sírio-Libanês, 2020). Experiência profissional em desenvolvimento de software na área farmacêutica (drogaria, indústria, ATS), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de medicamentos e gerência de controle e garantia da qualidade em indústria farmacêutica (2008-2012), construção de sala de situação em saúde NESCON/UFMG, consultoria via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS, 2017-2022) para apoio à informatização da Assistência Farmacêutica junto ao Departamento de Assistência Farmacêutica e construção da Sala Aberta de Inteligência em Saúde – SABEIS do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde – DGITIS, secretaria executiva da Conitec, Ministério da Saúde, Brasil; e assessoria técnica ao Conass – Conselho Nacional de Secretários de Saúde no projeto CIEGES, atualmente rede de centros estaduais de inteligência estratégica do SUS. Atuo e em pautas da informatização da saúde junto à Câmara Técnica de Informação e Informática das Secretarias Estaduais de Saúde e no Comitê Gestor da Saúde Digital. As áreas de interesse são big data e mineração de dados para apoio à decisão estratégica e clínica; políticas, judicialização e economia da saúde e estudos de utilização de medicamentos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4576024816602810

Mediador:  Ricardo Dantas – Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde (Lis) do Instituto de Informação e Comunicação Científica Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Biografia: Pós-doutorado no Observatório das Metrópoles do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ). Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas com período de doutorado sanduíche na Brown University (EUA); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – campus de Rio Claro; Graduação em Geografia (Bacharelado em 2002 e Licenciatura em 2003) pela Universidade Estadual Paulista – campus de Rio Claro. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz). Trabalha com temáticas relacionadas à determinação da saúde e acesso a serviços de saúde em projetos como o Proadess e o Saúde Amanhã. Desde abril/2020 coordena o Proadess. Também está envolvido com pesquisas em Geografia da Saúde e governança do sistema de saúde. Inserido nos grupos de pesquisa Informação em Saúde) e Avaliação do desempenho de serviços e sistemas de saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7112638703954011

 

Serviço
Evento: Centro de Estudos do Icict

Tema: A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) como referência no campo da informação em saúde

Palestrantes: Luci Fabiane Scheffer Moraes – representante da Secretaria Técnica da Ripsa, e Felipe Ferré – representante do Conselho Nacional De Secretários De Saúde – Conass

Mediador: Ricardo Dantas – pesquisador do Laboratório de Informação e Saúde (Lis)/Icict/Fiocruz

Dia: 22/11/2024 – Sexta-feira | Horário: 14h

Transmissão online: https://bit.ly/centrodeestudos-novembro24 

Obs.: Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrições ou emissão de certificados.
Arte: Beatriz Souza (Eventos/Ascom/Icict)