CHÁ DO BEM ESTAR!! PAPANICOLAU: CONHECIMENTO E ADESAO AO EXAME E A ESTRATEGIA DO PSF CAIC II

7 votos

/>Olá pessoal, nós somos Barbra Auzier, sou enfermeira, trabalho no PSF caic ii e assistente social Izabel Cavalcante trabalho no NASF, estamos aqui para compartilhar um relato de experiência exitosa.

Através de roda de conversa realizada no posto de saúde. Percebemos que precisávamos melhorar o acesso das mulheres ao exame Papanicolau, em uma escuta qualificada junto as pacientes em sala de espera relataram: “não querer fazer o procedimento porquê a enfermeira conta tudo”, “não tenho mais marido”, “já fiz a cirurgia que tira o útero”, “a minha enfermeira é como uma amiga não consigo fazer com ela”,” eu não tiro a roupa para ninguém”, ufa, são muitos os mitos e inverdades relatados e a falta de informações e clareza.

Resolvemos ir e fazer a saúde no bairro, pedimos a cada agente de saúde que achassem uma casa para realizarmos um delicioso chá do bem-estar!!!!

Chamamos no máximo 10 (dez) mulheres, preferência para as que nunca fizeram ou que não fazem a muito tempo o Papanicolau, a equipe era formada com o agente de saúde, medico, enfermeiro e o NASF. Realizamos roda de conversa, distribuímos brinde para melhorar a autoestima, levamos toda a mesa de chá e um ambiente descontraído. Como resultado tivemos 8 (oito) mulheres das dez no posto de saúde no dia seguinte, e dessas, duas nunca tinham feito Papanicolau. A comunidade abraçou o chá do bem-estar de uma forma carinhosa. Fomos com o chá do bem-estar para igreja, grupo de ginastica de mulheres. E cada reunião tem sido de grande importância para esclarecer as dúvidas, desmitificar as conversas, aproximar a usuária do profissional e do PSF, e principalmente prevenir o câncer de colo de útero.