ChatGPT Health: IA e saúde aos olhos da mídia por Bruno Cesar Dias – 0UTRA SAÚDE

9 votos

No mundo, 230 milhões perguntam sobre saúde à plataforma da Open AI. Uma minoria entende como funciona. Seu novo produto promete analisar dados médicos dos usuários. Como a IA impacta a cultura, os meios de comunicação e as políticas públicas de saúde?

Imagine agora seguinte cena: um usuário do SUS, acompanhado pela Clínica da Família, vinculado a um determinado itinerário terapêutico debatido por profissionais de saúde no matriciamento do caso, resolve assinar o ChatGPT Health e passa a alimentar a plataforma com seus exames diagnósticos; informar os medicamentos receitados, as dietas e orientações recebidas para confirmar se as condutas que recebe de orientação da equipe são adequadas. A cada nova busca, publicidades de medicamentos similares e de alimentos para a sua dieta surgem na tela…

Quais impactos uma ferramenta de IA com uma vastíssima capacidade de cruzamento de informações, pensada e orientada para o mercado do norte global, pode gerar na percepção de saúde desse usuário, no SUS, na saúde brasileira e nos aspectos da gestão pública e da soberania das nações? Essas questões ficarão para a segunda parte dessa coluna.

LINK:  OUTRA SAÚDE – ChatGPT Health: IA e saúde aos olhos da mídia