Com ação especial, pacientes internados no Hospital Abelardo Santos têm a autoestima resgatada
A varanda do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, tem se tornado um ambiente de transformação. É nesse espaço que ações de beleza periódicas como cortes de cabelo e alinhamento da barba e bigode tem resgatado a autoestima e o amor-próprio dos pacientes internados na maior unidade pública do Estado.
A supervisora de Humanização do HRAS, Suzana Gonzaga, explica que a programação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS faz parte do atendimento humanizado oferecido dentro do hospital e fortalece a importância de trabalhos voluntários dentro do ambiente hospitalar.
“O corte de cabelo resgata o sorriso no rosto dos pacientes, além da satisfação de se sentirem cuidados de forma integral. Com o apoio de voluntários externos, sempre estamos planejando e programando as próximas ações”, adiantou.
Há 40 dias internado, Ademir Soares, de 66 anos, foi encaminhado, no mês de abril, de Abaetetuba, no nordeste paraense, distante a 122 quilômetros de Belém, para tratar uma insuficiência renal e iniciar as sessões de hemodiálise no HRAS, e contou que sentiu acolhido durante a iniciativa. “Eu fiquei alegre e não me senti mais isolado. Foi muito bom”, declarou.
“Proporcionar bem-estar e a recuperação da autoestima aos nossos pacientes não tem preço. Nosso intuito é que eles se sintam valorizados e cuidados de forma integral para que a experiência dentro do hospital seja satisfatória e possam seguir confiantes e esperançosos no tratamento ofertado”, destacou o diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber.