O Bloco Encantado do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, iniciou as atividades de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti no período de Carnaval. A iniciativa integra o Projeto “Pronto-Sorriso”, e traz o tema “Xô, Dengue”, com informações sobre prevenção da doença no ambiente domiciliar para crianças em tratamento no Pronto-Socorro Infantil da unidade. A atividade ocorre sempre no último dia de cada mês. Em cada edição, o Comitê de Humanização seleciona um tema.
Ao som de marchinhas carnavalescas, o personagem “Mosquitão” percorreu os corredores, acompanhado dos brincantes. Juntos, com pequenas placas educativas, ensinaram a crianças e familiares formas de proteção simples, como armazenar pneus em locais cobertos, manter garrafas com a boca virada para baixo, descartar o lixo corretamente e colocar areia nos pratos de plantas.
Em 2024, foram registrados 3.189 casos de dengue na capital paraense, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Maria Marta, 9 anos, entrou na brincadeira e disse ter aprendido a se proteger e cuidar da família. “Agora que sei o que fazer, vou ensinar todo mundo de casa e também meus amiguinhos, pois a dengue é muito perigosa e precisamos combatê-la”, afirmou a menina.
A programação é cuidadosamente elaborada pelo Comitê de Humanização (CH) e por voluntários do HRAS para desmistificar a ideia de que a hospitalização ou a consulta médica estão sempre associadas a sofrimento. Em um contexto lúdico, a equipe criou uma atmosfera acolhedora e interativa, onde o aprendizado e o cuidado são os elementos centrais.
A supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga, explicou que, com a interação dos personagens e as informações apresentadas, o objetivo é proporcionar momentos de diversão e reflexão. “Assim, criamos um ambiente acolhedor para as crianças e seus acompanhantes, possibilitando uma diferença não só dentro do Hospital, mas também na sociedade”, completou.