,
Em alusão ao Dia Mundial de a Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste promoveu nesta quinta-feira (26), na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel, ações voltadas à prevenção das Hepatites B e C.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, por meio do Programa de Saúde Preventiva Viva Bem, apoiou o evento . Foram realizados 2.300 testes rápidos em 755 pessoas.
Cerca de 20 enfermeiros realizaram os testes para a população que foi até a praça e, em 20 minutos, os médicos disponibilizavam o resultado a todos os pacientes, 18 resultados deram positivos, sendo 15 para Hepatite B e três para Hepatite C, e nenhum HIV. Na comparação com o ano passado, Juliana lembra que foram atendidas mais pessoas, mas neste ano aumentou o número de resultados positivos. Deste total de positivos, alguns já fazem acompanhamento, já se tratam e sabem que tem Hepatite, mas vários não sabiam que tinham a doença e nunca haviam feito o exame.Outras atividades ocorreram durante o dia, como o repasse de orientações sobre álcool e drogas e palestra sobre nutrição com a verificação do índice de massa corpórea.
Polícia Militar e Rotary Club também foram parceiros do evento.
#SaúdePreventiva #Humanização #JulhoAmarelo #Façaoteste
Por Emilia Alves de Sousa
Excelente a iniciativa. As hepatites são doenças muitas vezes silenciosas, e a incidência de pessoas contaminadas no mudo, segundo dados de pesquisas, é elevada. Portanto, ampliar o debate sobre o tema é importante e necessário para um alerta á população.
No HILP, tínhamos uma roda de conversa sobre a temática agendada para hoje no ambulatório, infelizmente, houve um contratempo e não aconteceu. Mas vamos insistir.
Valeu Ágda pela publicação aqui na rede!
AbraSUS
Emília