Como a ferramenta FLUXOGRAMA pode contribuir para definição das linhas de cuidados de sua Unidade?
A ferramenta FLUXOGRAMA apresentada pelo professor Túlio Franco nos mostra que o fluxograma é um instrumento que nos ajuda a revelar o processo de trabalho de uma forma simbólica, ou seja, em forma de representação gráfica, onde se é utilizado algumas figuras geométricas, como a elipse, o losango e o retângulo, tornando o processo visualmente contemplado. Para tal apresenta algumas ações que precisam ser verificadas antes da construção, como:
Preparar o material que será utilizado na construção do fluxograma, como papel craft, pincel atômico, fita crepe, tarjetas, entre outros.
Reunir a equipe de saúde que será responsável pela construção.
Explicar o que é essa ferramenta, qual a sua função e como elaborar o fluxograma do processo de trabalho.
Definir um processo de trabalho que será alvo da construção, que ele define como “elemento traçador”, como por exemplo: “cuidados com a hipertensão arterial”.
Outra coisa que ele frisa bastante é que essa construção desse instrumento seja sempre centrada no e para o USUÁRIO.
Se essa ferramenta de fluxograma pode contribuir para definir as linhas de cuidados em uma unidade hospitalar? Asseguro que sim, sim e sim. Ao trabalhar com essa ferramenta, podemos visualizar com mais nitidez e rapidez as várias fases de um processo, onde ele interliga com outro, se e como resolver de maneira que, sob a forma de símbolos, conectores e setas podemos visualmente entender aquele processo e dar os devidos encaminhamentos sem necessário recorrer ao descritivo mais formal.
Há um tempo o HGE trabalhou, utilizando várias lideranças e profissionais, usando essa ferramenta para descrever e entender como se dava a assistência da Ortopedia, do AVC e IAM, o que culminou com fluxogramas para definição das 3 linhas de cuidados implantadas nesse nosocômio.