Compartilhamento da experiência na disciplina de mestrado “Humanização e Formação em Saúde”.
Em agosto deste ano iniciei como aluna especial na disciplina de mestrado “Humanização e Formação em Saúde”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas – FAMED/UFAL, ministrada pelo professor Dr. Ségio Aragaki.
O Sistema Único de Saúde (SUS) nos oferece múltiplos serviços, é considerado um dos sistemas públicos de saúde mais abrangentes do mundo. Assim, a Política Nacional de Humanização (PNH) possibilita a efetivação dos princípios dos SUS, incentivando a qualificação, comunicação e trocas entre gestores, trabalhares, profissionais e usuários do referido sistema.
A disciplina norteada pela PNH abordou diversas experiências, relatos e assuntos relacionados SUS, como: a prática profissional na saúde; acolhimento; clinica ampliada; Projeto Terapêutico Singular (PTS); gestão e cogestão, dentre outros assuntos.
Como profissional atuando na área da saúde, visualizo o SUS na perspectiva da integralidade, do cuidado completo. Logo, acredito no SUS humanizado, “O SUS que dá certo”. Dentro deste contexto, entendo que a formação em Humanização na Saúde é de estrema importância e deve ser oferecida na graduação dos cursos direcionados a área da saúde, como também os que possibilitam a formação generalista.
Concluo esta disciplina com outro olhar ao SUS, com outro olhar aos seres humanos. Agradeço ao professor Sérgio por ter conduzido de maneira sutil as aulas remotas; que nos proporcionou trocar idéias e experiências, nos possibilitou conhecer a todos (alunos); conheci pessoas incríveis; participei de ótimas rodas de conversas para a discussão dos assuntos abordados; ampliei minha visão ao próximo; obrigada aos envolvidos! Foi uma experiência única!
Por Sérgio Aragaki
O acolhimento entre nós, o perceber que a gente não trabalha para a outra pessoa, mas junto com a outra pessoa para a efetivação da saúde e que, mesmo quando estamos estudando e aprendendo a gente está coproduzindo saúde foi um processo bastante enriquecedor. Seguimos junto! AbraSUS!