Comprometimento da Medicina UNOESTE em campanhas Sanitárias na Educação em Saúde

14 votos

O programa de Aproximação Progressiva à Prática da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), no campus de Presidente Prudente, insere estudantes do Curso Médico, desde o termo 1, como membros das equipes interprofissionais, em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, a partir da epidemiologia que emerge dos territórios de saúde, ligados às ESFs citadas.
Um dos Planos Ação, desenvolvidos na ESF do Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, esteve ligado à Campanha dos três bichos. Esta Campanha tem o objetivo de estimular a busca ativa para casos de Hanseníase nos escolares de áreas endêmicas, além de realizar o tratamento da coletividade, prevenindo a ocorrência de Geo-Helmintíase, além da identificação dos casos de Tracoma. O Governo Federal lançou a Campanha Nacional de Hanseníase e o PAPP/FAMEPP/UNOESTE apoiou a sua realização nas nove ESFs, nos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, graças a uma parceria: Academia/Serviço, firmada entre a UNOESTE e as Secretarias de Saúde das duas localidades. A campanha tem periodicidade anual e o seu público-alvo são os escolares, com idade entre 5 a 14 anos.
Nesta ação foram atendidos cerca de 400 escolares. A previsão é de que, ao todo, sejam beneficiados mais de 8 milhões de escolares de 5 a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental em cerca de 40 mil escolas públicas de todo o país.
Neste semestre 1 de 2022, o slogan da campanha foi: “Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar”.
Os acadêmicos médicos se reuniram, previamente, com a Equipe da ESF Morada do Sol, em Presidente Prudente e também, com a Coordenação da Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa ligada ao território da ESF, com a finalidade de programarem a Ação de Promoção à Saúde.
Após a realização da Ação Educativa, a Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez, para estimular a Reflexão na Ação.
Acadêmicos registraram nos seus respectivos Portifólios Reflexivos, que 2,7 mil municípios brasileiros que aderiram à ação irão realizar a busca ativa para diagnóstico e tratamento de casos de hanseníase, tracoma e geo-helmintíase.
Os Acadêmicos consideraram que os escolares também receberam profilaxia contra as verminoses, a partir da prescrição do médico da ESF.
A Facilitadora considerou que esta campanha estimula o “Empowerment Comunitário” da criança e do adolescente, pertencentes à comunidade do Jardim Morada do Sol, além de envolver os pais e responsáveis nesse processo de Educação em Saúde.
Acadêmicos também consideraram, nas discussões e registraram no portifólio reflexivo, que a sua participação na ação educativa foi muito importante, pois eles puderam estudar os sinais e sintomas da hanseníase. A facilitadora considerou que, se houver a confirmação diagnóstica, os casos positivos serão encaminhados para tratamento na Estratégia Saúde da Família. Acadêmicos consideraram que nessa experiência prática, crianças e adolescentes puderam se aproximar do conhecimento sobre estas patologias e contribuíram, tanto para o auto-cuidado, como para disseminação do conhecimento para toda a comunidade.
A Facilitadora considerou que todo o tratamento para os três agravos será ofertado pelo SUS. Os suspeitos de hanseníase identificados durante as ações da Campanha são referenciados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ao AME, para a confirmação diagnóstica e tratamento oportuno.
Acadêmicos consideraram que a quimioprofilaxia para as geo-helmintíases pôde ser realizada na própria escola participante. Para o tracoma, os escolares que porventura forem detectados com a doença, serão encaminhados para tratamento na unidade de saúde.
A Facilitadora também considerou que a Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória, que tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae. Essa doença acomete principalmente pele e nervos e sua transmissão se dá pelas vias aéreas superiores por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento.
Acadêmicos consideraram que as geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem. O impacto negativo da infecção por geo-helmintos produz, além da redução no desenvolvimento físico e mental, uma diversidade de quadros mórbidos que incluem diarréia, dores abdominais, inapetência, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar o paciente ao óbito.
Acadêmicos consideraram que a ocorrência do tracoma está diretamente relacionada às baixas condições socioeconômicas e de saneamento, e de higiene e acesso à água, que favorecem a disseminação da bactéria Chlamydia trachomatis, agente etiológico da doença. É uma doença ligada aos Determinantes Sociais de Saúde. Embora a carga do tracoma tenha sido reduzida no território nacional, a doença continua a ocorrer, acometendo especialmente as populações mais carentes e desassistidas do país.
A Facilitadora considerou que os últimos estudos realizados, no âmbito nacional, revelaram que a doença está presente em grande parte do país, nas áreas com piores indicadores de qualidade de vida.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Educação em Saúde realizada no território da ESF Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP.

Referências:
Campanhas sanitárias como instrumentos da educação em saúde no
Brasil: algumas reflexões para uma educação popular em saúde.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/download/49818/39573&ved=2ahUKEwij7qWsu-T2AhW7JbkGHcWUCOIQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw3xK3FjXlW-J4IYKmOUmCUd
Acesso em 27 03 2022, às 09h 03min.