CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DE MACEIÓ/AL
No funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, a referência principal para os psicólogos que atuam na rede é a Gerência de Atenção Psicossocial. Por isso, colocou-se como meta no planejamento de ações desta Gerência um trabalho de encontros com os psicólogos, para haver uma aproximação da gestão com o profissional que atua na assistência, de modo que as diretrizes e gerenciamentos acontecessem considerando a fala e a vivência desses profissionais; de modo que não aconteçam decisões verticalizadas, mas sim horizontalizadas, por construção coletiva dos atores interessados.
Já aconteceram 06 (seis) encontros, com o sexto previsto para o final do mês de maio e a programação da continuidade de um encontro mensal. Neles, conseguiu-se caminhar na construção de propostas, advindas das discussões em grupo e da exposição das realidades de trabalho dos profissionais, com as especificidades de cada unidade de saúde onde atuam. São convidados para os encontros os psicólogos que atuam em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Referência, CAPSs, NASFs e Consultório na Rua.
O espaço dos encontros potencializa o conhecimento da rede e as possibilidades de atuação do profissional, o que favorece o fortalecimento do cuidado em saúde. Também percebe-se um enriquecimento pelo psicólogo do seu estoque de ferramentas a serem utilizadas no cuidado do usuário, através da troca de experiências e através da escuta dos meios que o colega utiliza para qualificar a assistência e superar dificuldades.
Por Fatima Baeza
Olá Roseane,
Sou psicóloga, já não atuo a alguns anos, mas tenho uma relação bem familiar com a Saúde Mental.
Parabéns ao coletivo de psicólogos que você nos apresenta nessa postagem.
Trocar experiências é uma das melhores formas de se capacitar e ativar a consciência de classe na construção das redes de atenção á saúde.
Aguardamos cenas e relatos dos próximos encontros.
Fatima.